Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ESCOLA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO:
“a articulação entre tempo, espaço e sociedade leva necessariamente ao conceito de transformação, em suas manifestações nas diferentes áreas do conhecimento e disciplinas do currículo”.
Procura realçar a relação teoria-prática, pressupostos e estratégicas com o objetivo de conduzir o aluno a compreender o mundo em que vivemos.

ESPAÇO PÚBLICO / ESPAÇO PRIVADO:
A família tornou-se incapaz de prover a educação da criança, passando à escola parte significativa dessa responsabilidade. De uma educação efetivada no convívio familiar, passou-se a alternativas sociais bem mais amplas: as corporações de ofícios, os prédios, os espaços próprios definidos.

MECANISMO DE REPRODUÇÃO SOCIAL:
Há uma dimensão nova na ótica dos educadores e da família. Os jovens mudaram muito nos últimos anos, como mudaram as regras sociais, alterando-as ao longo do tempo. A participação social, notadamente o exercício da cidadania ensinada aos indivíduos, não gera efeitos imediatos. O caminho é promover amplo diálogo entre as gerações e apostar numa educação que liberte para o exercício igualmente livre da cidadania. A juventude que era vista como promessa de futuro chega hoje a ser definida como modelo e símbolo de uma nova cultura.

DISCURSO INOVADOR:
Qual a direção que devemos seguir para alcançar um novo modelo de escola, aquela que se adeque aos valores deste tempo? A tecnologia neoliberal globalizada está aí, viva, a impor seus objetivos. Mas existe nos meios acadêmicos, praticamente em níveis paralelos os adeptos de posições conservadoras. No entanto, mesmo os que defendem a tradição, invariavelmente seus discursos induzem à eficiência, consumo e competitividade.

LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO
O grande desafio da escola é descobrir como ser inovadora, chegar aos fins dos objetivos delineador, com resultados sociais satisfatórios. É na escola que essas discussões são postas, pois é ela o suporte de ação na construção de novas configurações sociais.

TRANSFORMAÇÃO E LIBERDADE
Todo esse debate ressalta a necessidade de abandonar as categorias da modernidade e levar em conta as marcas da pós-modernidade. O neoliberalismo fortalece os espaços privados, a empresa, a escola particular, sustentada por essas ações. Mas é a escola pública a  que atende predominantemente aos desfavorecidos, sendo, portanto, o espaço privilegiado para esse fim. Fala-se em escola cidadã, orientada para a formação da cidadania, mas sua voz é ainda passiva na formação dos seus alunos, como se o jovem fosse paciente e não agente. É preciso que os educadores passem da teoria dos discursos de renovação para  a prática do que a pregam.

LIBERDADE E TRANSFORMAÇÃO:
O importante é que os jovens que frequentam a escola sejam capaz de se organizar e de criar suas próprias significações. O caminho da cidadania é o mesmo caminho da emancipação. Sem liberdade não se constroem sujeitos de transformação.

Elaborado por
Maria Nilza Oliveira  de Carvalho

 * Súmula extraída do texto sobre Escola e Transformação Social de autoria de Zuleika Abreu.
Maria Nilza
Enviado por Maria Nilza em 08/07/2012
Código do texto: T3767285
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Nilza
Teresina - Piauí - Brasil
38 textos (3291 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 19:08)
Maria Nilza



Rádio Poética