Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                  A dependência na Adolescência

     Quando enfocamos a dependência de drogas químicas devemos ter um olhar para um publico alvo em especial; os adolescentes. Estes possuem todas as condições necessárias para o uso de substancias psicoativa e o desenvolvimento da dependência.

     O Adolescente está em formação biológica e psíquica, diante de vários complexos de inferioridade tanto orgânico, psíquica e social, onde tais substâncias psicoativa agem como fatores de compensações. Sendo assim, é fundamental atenção apara esta faixa etária visando dando  todas as informações necessárias para que busquem através de outras fontes sadias suas necessidades  sem precisar de recorrere nas drogas  tais benefícios compensatórios.

     O consumo de drogas, mesmo que o usuário não faça o uso abusivo fatalmente provocará seqüelas futuras gerando comprometimento na vida bio-psico-social de um usuário. No entanto, para aqueles que são predispostos terão o desenvolvimento progressivo da dependência e seu tratamento fatalmente estará comprometido com poucas chances de reversão.

     Já o iniciante adulto é diferente, pois de certa forma ele se encontra estruturado emocionalmente. Sua motivação em consumir drogas está mais relacionado ao prazer, a liberdade. No entanto, devido a sua estrutura bio-psiquica estar formada dificilmente se torna dependente e  no caso de adquirir a dependência há certo grau de conscientização sobre as conseqüências. Isto é, sua personalidade não foi construída sob o consumo de drogas, como ocorre contrariamente com o adolescente.

     Não tenho receio em afirmar que, se levantarmos uma pesquisa entre o numero de adultos iniciantes nas drogas e que tiveram quadro evolutivo da doença estes dados mostrarão ser extremamente inferior aos adolescentes. O que os dados estatísticos mostrarão é que a maioria dos adultos que se tornaram dependentes e estão em estágios avançados tiveram seu inicio na adolescência entre seus 12 e 16 anos.

     Partindo deste pensamento o que constatamos no tratamento é que, um jovem dependente entre seus 19, 23, 25 anos e que iniciou na adolescência as drogas construiu uma estrutura de personalidade sob os efeitos dela e também seu Sistema Nervoso Central ( SNC ) se encontra comprometido necessitando da substancia psicoativa para seu funcionamento. Enfim, já houve toda uma adaptação biológica e psíquica do individuo no seu todo às drogas devido há anos de consumo.

    Finalizando, diante esta realidade há necessidade de trabalhar de maneira intensiva na prevenção com crianças, adolescentes e jovens, oferecendo para ele várias alternativas sadias bem como orienta-las de como aprender lidar com as emoções. 

Autor dos livros:
Drogas Um Vale Escuro e Grande Desafio para Família
O Amor Vence as Drogas
Apostila: Educador e educando o que saber sobre as drogas
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 10/02/2005
Reeditado em 10/08/2007
Código do texto: T3913
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1218942 leituras)
5 e-livros (11751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 20:44)
Ataíde Lemos

Site do Escritor