Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Comunidade Terapêutica, uma abordagem de mão dupla.

A cada dia dentro de diálogos com pessoas que adquiriram a dependência química e que buscam tratamento estamos aprendendo, colhendo, e assim através de nossas experiências dentro de um trabalho, o qual aprendemos muito com aqueles ( recuperando ) que são nossos professores diretos podendo também dialogar procurando apontar caminhos.
Cada pessoa que atua nos diversos tipos de abordagem de tratamento de dependência química acredito que maravilha com a sua abordagem, isto é natural, caso não houvesse esta identificação não haveria o porque de continuar nele. Também imagino que em cada tipo de abordagem este agente ou profissional encontra pontos fundamentais que os envolve levando a aprofundar mais e mais dentro de tais abordagens.
O grande sábio e/ou pesquisador é aquele que tem a sensibilidade de ver todos os pontos positivos e negativos de determinada abordagem, sem sair de sua ideologia de tratamento somar-se a novas alternativas.
Depois deste comentário inicial quero entrar dentro da abordagem de tratamento a qual identifico e acredito conseguir atingir de forma profunda a pessoa que dela busca para tratar, que é a abordagem através de Comunidades Terapêuticas.
Primeiramente, vemos que as Comunidades Terapêuticas trabalha os dependentes químicos no seu todo, isto é, o orgânico, o psíquico, o social e por fim o espiritual, sendo assim consegue atingir de forma plena o indivíduo.
Segundo, é um tratamento terapêutico que dispensa o uso de psicofármacos, possibilita que não haja indução do usuário à uma nova dependência ou efeitos colaterais de tais medicamentos.
Terceiro, através dos diálogos trabalha toda a dimensão orgânica, psicológica e social do indivíduo a partir da vontade dele. Através da Educação a pessoa dependente consegue ter uma amplitude de seu estado patológico, onde através de uma nova mentalidade pode criar mecanismo para manter-se sóbrio.
Quarto, através da profunda reflexão o indivíduo pode restabelecer a sua dimensão espiritual. Dimensão esta que faz parte do Homem.
Quinto, o tratamento por meio de Comunidade Terapêutica leva a pessoa a desenvolver o espirito de grupo, de solidariedade que é fator essencial para a manutenção da sobriedade.
Sexto, a passagem de alguém por este tipo de tratamento dá uma maior consistência para o usuário que não consegue sair, ajudando-o a adequar de forma mais consciente num Programa de Redução de Danos.
Poderia aqui ainda acrescentar outros benefícios que nos leva a identificar com esta forma de tratamento a aqueles que buscam tratamentos por meio de Comunidades Terapêuticas.
Por outro lado também não são somente os que procuram ajuda que são beneficiados, mas todos os que acabam sendo envolvidos neste processo e quero falar especialmente dos agentes que trabalham com estas pessoas.
Primeiro, nós que atuamos junto a eles adquirimos uma grande capacidade de trabalhar com a diversidade de comportamentos, de atitudes das pessoas, até mesmo aquelas que não tem problemas com drogas.
Segundo, tornamos de certa forma especialista dentro desta matéria, passamos a fazer parte do rol de formadores de opinião.
Terceiro, há grande desenvolvimento de individuação daqueles que atuam nesta área, possibilitando enfrentar as adversidades do dia a dia, desenvolvendo a capacidade de aconselhamento.
Quarto, há um desenvolvimento intelectual, possibilitando determinadas artes relacionadas a filosofia, a literatura, musica enfim, ocorre um processo de cultural para estas pessoas.
Quinto, acredita este ser o fundamental de todos, há um processo espiritual profundo,. As perguntas quem sou; de onde vim; para onde vou ficam respondidas de forma explicita.
Neste sentido que admiro esta abordagem de tratamento. Comunidade Terapêutica possibilita que o agente possa ver uma planta morrer, cair na terra, fecundar e crescer produzindo frutos sadios e saborosos.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 31/07/2005
Reeditado em 04/03/2006
Código do texto: T39137
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219105 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 23:01)
Ataíde Lemos

Site do Escritor