Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
Espiritualidade e Tratamento de Dependencia Quimica

Quero falar um pouco sobre a dimensão da Fé. A espiritualidade em um tratamento para dependentes químicos.
Muitas abordagens existem e devem ser feitas em programas de tratamento á dependentes quimicos. A dependência química deve ser trabalhada no dependente em seu todo, isto é, bio-psico-social e espiritual, então, respeitando as particularidades de cada um, anexar a dimensão espiritual também é fundamental, respeitando o direito de cada pessoa segundo sua espiritualidade e em particular sua religião, alias para o próprio crescimento individual e transcendental de cada Ser Humano é fundamental o desenvolvimento da espiritualidade, sendo assim, o desenvolvimento da dimensão espiritual faz necessário e importante ser trabalhado também no tratamento da adicção.
Fazendo uma analogia, ainda se diz que algumas coisas que não deveria e deve discutir como política, futebol e religião. Realmente, alguns assuntos se discutirmos não chegaremos a consenso, principalmente, quanto o grupo de discussão é heterogêneo; quando o assunto é ideológico, especifico ou é uma paixão pessoal.
Discutir espiritualidade a partir de uma religião seria um exemplo, como também discutir política partidária ou mesmo preferência por um clube de futebol. Porém, quando falamos de política em uma dimensão geral, isto é, futebol a nível de seleção nacional e espiritualidade no sentido transcendental aí sim, encontram pontos em comum, assim também me refiro quando procuro discutir esta dimensão (espiritualidade).
Embora professe uma Fé, cada tipo de abordagem num programa de tratamento deve haver um discernimento do agente quanto esta espiritualidade. A própria expressão comportamental do agente independente de falar de espiritualidade já é manifestada nas atitudes de falar e agir. São Vicente, já dizia isto, “falo do evangelho com minhas mãos”, isto é, nossa própria vida e comportamento e atitudes já é manifestação de nossa espiritualidade e isto é refletido no outro, e para o outro.
Porque digo ser necessário este crescimento espiritual de um usuário? Pois como sabemos uma pessoa que se encontra dependente vive para a droga, se droga para viver neste contexto está envolvido biologicamente, psicologicamente na dependência há necessidade de algo a mais. É importante um desenvolvimento espiritual juntamente, com o trabalho profissional.
Talvez a psicologia não consiga entender isto e possa se sentir diminuída quando se fala no poder da Fé! Talvez para alguns, aceitar esta verdade é semelhante um dependente admitir que é impotente perante a droga.
Penso não ser assim, admitir um Poder Superior é se sentir privilegiado, pois sem duvida a confiança aumenta e as decepções diminuem, e por fim, com menor dificuldade podem-se obter maiores êxitos.
Em qualquer atuação seja como dependente, familiar de um usuário abusivo, agente redutor, profissional da área de Saúde sentir, acreditar e confiar nesta força extra interior tanto em si, quanto na vida do seu paciente ou no agente a crença num Poder Superior fortalece na própria dificuldade do contexto cotidiano.
Às vezes sinto que existe certa resistência pela área clinica quando o tema Fé é abordado, não sei se isto é uma questão cultural; um medo predisposto; um desenvolvimento ainda tímido da espiritualidade ou um sentimento de inferioridade.
Quando começarmos a diminuirmos estas resistências da espiritualidade acredito que o progresso no tratamento, o voluntariado dos profissionais da área aumentarão sensivelmente e enfim, as discussões sobre esta temática encontrarão mais consensos.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 10/02/2005
Reeditado em 10/03/2006
Código do texto: T3920
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5255 textos (1211868 leituras)
5 e-livros (11710 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/16 12:37)
Ataíde Lemos

Site do Escritor