Mulher de Lata EC

Tem pra todos os gostos.

Mulher plastificada, turbinada, lipoaspirada, mulher - fruta, mulher - maravilha, mulher dieta do Mediterrâneo ou do Atlântico, mulher pasteurizada!

Nesta verdadeira idolatria ao corpo aparece uma silhueta deformada da mulher que está perdendo a ternura.Vaidade em excesso num mundo que evidencia a superficialidade.

Em que tempo a mulher deixou de ser apenas uma mulher?

Quem disse que a gente tem que ser super?

É tão bonito e tão gostoso ser uma mulher... a beleza está no sorriso, na meiguice, na autenticidade, na feminilidade natural, na essência.

Mulher de lata, fria e intangível. Criação da mídia, a nossa educadora informal de cada dia, cuja função é projetar na tela as imagens supervalorizadas. “ Tudo é divino maravilhoso”.

Mulher de lata simboliza o stress e a estafa decorrentes do acúmulo da jornada de trabalho, incluindo a doméstica.

Tudo mudou para a mulher, que passou de cuidadora a provedora. E quando dizemos cuidadora, é no sentido amplo, que vai desde aquilo que está mais próximo até as ações que podem modificar o mundo.

Obviamente devemos lutar pela igualdade entre homens e mulheres, quanto a direitos e oportunidades, mas sem nos transformarmos em seres insensíveis.

“ Se o homem é chiclete a mulher é quinem lata, um joga fora, o outro cata”. Isso é letra de música! Atrevem-se a pensar que é cultura!

Vivemos num mundo do exibicionismo e do voyeurismo explícitos (as redes sociais provam isto).

Corpos seminus nas capas de revistas, jornais, propagandas, programas de entretenimento, realities-show que cultuam o corpo resumindo tudo ao sexo pelo sexo. Estímulo à erotização, inclusive infantil, à violência, à ausência de limites e à total falta de assuntos interessantes e inteligentes.

O desatento telespectador que segue à risca os modelos impostos (sutilmente) pela mídia vê tudo encantado, maravilhado e fica em dúvida entre o que ele é e o que deseja ser, para alcançar o “padrão” do ser humano perfeito: bonito, bem sucedido, feliz!

Afinal, a mulher quer ser o que neste mundo?

Que definição daríamos à ela?

A mercadoria na prateleira do supermercado?

Um pedaço de carne exposto no açougue?

Ser uma mulher, na acepção da palavra, com todas as características próprias e genuínas, faz parte da nossa saúde emocional e, talvez, da saúde do planeta, pois nosso cuidado e nossa maneira de ser modificam tudo à nossa volta. Para melhor ou pior.

Cabe lembrar aqui a famosa frase de Che Guevara "Há que endurecer-se,mas sem jamais perder a ternura" . Firmeza e determinação sim, insensibilidade não! Um grande desafio, pois integrando estes papéis, ganhamos o título de “mulher moderna“.

E viva a mulher de verdade!!!

****Caro leitor. Este texto faz parte do Exercício Criativo - A MULHER DE LATA. Saiba mais e conheça outros textos em http://encantodasletras.50webs.com/mulherdelata.htm

Mariacris
Enviado por Mariacris em 27/10/2012
Reeditado em 12/07/2013
Código do texto: T3955113
Classificação de conteúdo: seguro