Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Valores Sociais, Éticos e Morais na Sociedade

A vida é um livro em branco feito para que nele seja escrita a nossa história e o melhor que existe neste livro é o facto de nos surpreendermos com o que será escrito na linha seguinte. Desde que nascemos nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Podemos definir valor moral como “respeito à vida”, não apenas à vida individual mas também à vida coletiva, já que dependemos uns dos outros.

A compreensão dos valores morais é bastante importante para o bom funcionamento da sociedade como um todo. Tanto a religião como o livre-arbítrio do Homem relacionam-se com a construção dos ideais de ética e moral, sendo estes valores passados de geração em geração. A religião oferece ao Homem os pilares necessários para a interpretação sobre a distinção entre o certo e o errado e ao Homem cabe o livre-arbítrio e bom senso para “moldar” estes pilares de acordo com as necessidades coletivas.

A ética é um conceito que nos leva a refletir sobre a vida e a forma como a vivemos, ou seja, é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A vida é feita de relações e viver com dignidade implica dar valor ao que é humano, aceitando e respeitando o outro. Um animal não tem ética; age por instinto, sem ter consciência do que faz: é feroz se sentir a sua sobrevivência ameaçada, quando percebe que algo (ou alguém) invade o seu espaço; não tem escolha. Já o ser humano tem liberdade de escolher a forma como irá reagir aos acontecimentos da vida. Hoje em dia, até parece que conceitos como respeito mútuo, justiça, liberdade, responsabilidade, diálogo e solidariedade fazem parte da ficção…

Estes valores são indispensáveis para um bom desenvolvimento da sociedade; no entanto, o convívio social atual é conturbado. A nossa sociedade é preconizada por atitudes insanas das pessoas como por exemplo, a violência, desonestidade ou falta de respeito para com o próximo. Por vezes, os valores parecem esquecidos, ficando a sociedade meio “perdida” pois este esquecimento traz grandes e graves consequências na convivência, na relação e no modo como as pessoas passam a viver, a agir, a comportar-se e a relacionar-se com os seus semelhantes.

Os valores do ser humano consistem basicamente em colocar o nosso próximo onde queríamos estar, ou seja, todo o indivíduo deseja ser valorizado, luta dia após dia por isso; se nos valorizarmos uns aos outros, iremos criar uma relação de harmonia e segurança. Para muitos, isto é ainda um sonho, um projeto ou uma simples utopia, mas cada um de nós pode fazer a sua parte e contribuir para ter uma sociedade com um ambiente bem desenvolvido e enraizado com fundamentos e sem julgamentos.

17 Agosto 2012
Larissas
Enviado por Larissas em 23/11/2012
Reeditado em 15/04/2013
Código do texto: T4000453
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Larissas
Braga - Braga - Portugal, 30 anos
46 textos (2058 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 08:13)
Larissas



Rádio Poética