Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CRENTE ATRASADO NA IGREJA

O texto é tão claro que não é necessário  nem dizer nada.


...



PONTUALIDADE – MAT. 25.1-13

 
Se você fosse dono de uma grande empresa, que tipo de funcionário contrataria para trabalhar nela?

 

·        Aquele que precisa ser vigiado o tempo todo e está sempre fazendo “corpo mole”?

 

Aquele que chega atrasado todos os dias e sempre tem uma desculpa preparada na ponta da língua?

 

·        Aquele que trabalha um dia e falta dois? Definitivamente não seria esse o perfil de um funcionário ideal.

 
Funcionário negligente aborrece o patrão e tornasse um mal exemplo aos demais.
 

·        Infelizmente vivemos em uma cultura que pouco é ensinado sobre horários, prazos e muito menos assiduidade.

 

Nós brasileiros (a maioria) costumamos deixar as coisas pra cima da hora, ou chegar aos compromissos em cima da hora ou atrasados, pelas mais variadas circunstâncias.

 

·        A parábola das dez virgens tem várias lições. Mas há ainda uma lição preciosa que passa despercebida. Vejamos o texto.

 

A parábola diz que cinco virgens eram prudentes e cinco eram tolas. As prudentes levavam azeite nas suas vasilhas enquanto que as tolas não.

 

·        Na hora em que o noivo chegou as prudentes estavam já preparadas (pois possuíam reserva de azeite), enquanto que as tolas não estavam porque saíram para comprar pois suas lâmpadas estavam se apagando.

 

Neste momento chegou o noivo entrou e fechou as portas.

 

·        Depois de certo tempo, chegaram as tolas e chamam pelo noivo, o qual declara que não as conhecem.

 

O noivo impediu a entrada das virgens tolas por quê? Por causa do atraso!

 

·        O texto não diz e também por ser uma parábola - (Uma parábola é uma forma de discurso, ou uma estória ou um dito para ilustrar uma lição que se deseja ensinar) – mas acredito que as virgens justificariam o seu atraso devido ao fato de ir comprar azeite.

Embora a parábola nos alerta acerca da vinda do Senhor Jesus que é um fato iminente, ou seja, que pode acontecer a qualquer momento e a necessidade de estarmos preparados para tal acontecimento.

 

·        Esta parábola também nos trás uma importante lição que passa despercebida: a lição da pontualidade.

 

As tolas não entraram porque se atrasaram indo comprar azeite e tiveram que buscar azeite porque não se programaram (não tiverem o cuidado em reservar) para um eventual imprevisto (fato acontecido: tardando o esposo).

 

·        Ser pontual é, segundo o Dicionário Aurélio, a qualidade daquele “que chega, parte, ou cumpre as obrigações ou compromissos, executa trabalho, à hora marcada”.

 

Segundo o apologista cristão Pr Rafael Rinaldi ser pontual não é chegar com muito tempo de antecedência no compromisso ou local combinado.

 

·        Ser pontual é chegar, pelo menos, 15 minutos antes do horário estabelecido

 

A pontualidade é uma virtude que deve ser valorizada e observada pelo cristão.

 

·        A Bíblia nos apresenta a pontualidade dos apóstolos Pedro e João: “Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona” - Atos 3:1.

 

A nona hora do dia judaico corresponde às quinze horas do nosso horário. Nessa hora havia um encontro de oração no templo em Jerusalém.

 

·        Pontualmente os apóstolos foram ao templo para orar, nos deixando o exemplo de fidelidade nos compromissos com Deus e com os que ali deveriam também estar.

 

É de extrema indelicadeza e total gravidade chegar atrasado a um compromisso com horário pré-estabelecido.

 

·        Atrasar sem justificativa ou por motivos fúteis é falta de consideração e irresponsabilidade. Com certeza as pessoas vitimadas pelo atraso de outras se aborrecem pelo tempo perdido.

 

O motivo que impediu as virgens de entrar na festa foi a pontualidade – neste caso o atraso.

 

·        Quem marca um compromisso para as dez horas com certeza não gostará de ser atendido às onze.

 

Deus não se atrasa e nem adianta: Sl 46:1 - DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

 

·        Deus nos socorre no tempo certo, Ele nunca se atrasa: Ele Não retarda o Senhor a Sua promessa... I Pd 3:9.

 

Como filhos deveríamos imitar o Pai, deveríamos aprender também a não retardar as nossas promessas, e também a não nos atrasar em nossos compromissos.

 

·        Dentro do conceito social de pontualidade. Quais mensagens que transmitimos quando nos atrasamos?

 

Quando eu me atraso eu estou dizendo que o meu tempo é mais importante do que o da pessoa que está me esperando ou a qual assumi um compromisso.

 

·        Atrasar também transmite a mensagem de que a pessoa que me espera ou que eu tenho compromisso não deve ser muito importante para mim.

 

Certamente seriamos pontual com alguém que achamos importante e sem falar que atrasar-se é um comportamento desrespeitoso e, pior, cria hábito.

 

·        Há muitas situações em que o atraso não é permitido. O ônibus sai na hora marcada, se você chegar depois perde a passagem.

 

Ninguém tem a permissão de atrasar numa audiência, ou numa entrevista de emprego. Ninguém chega atrasado para prestar o vestibular, no horário determinado os portões se fecham e acabou não existe justificativa.

 

·        Imprevistos e empecilhos de última hora podem ocorrer, e isto nos leva a impontualidade, o que não pode é virar um habito.

 

Infelizmente não são poucos os que têm o hábito de chegar atrasados aos cultos, aos compromissos na igreja. A pontualidade é uma maneira de demonstrar reverência na adoração a Deus.

 

Jesus não chega atrasado, Ele esta lá na hora marcada dos cultos, reuniões, escola dominical, santa ceia ensaios para cumprir Sua promessa.

 

·        Têm alguns crentes que chegam atrasados por motivos justos (trabalho) e não podemos negar este fato, outros, às vezes, por um pequeno descuido; lá de vez enquanto perdem a hora,

 

O que é realmente preocupante, é que alguns já se acostumaram e parece que o chegar atrasado, faz parte de um “status”.

 

·        Por que chegar atrasado aos cultos? Creio que apesar de ser uma palavra muito forte porem é a mais cabível aqui: relaxamento.

 

Muitos têm o capricho para não chegar atrasado ao serviço pra evitar levar bronca e nem perder o dia e o remunerado (sábado e domingo) e muito menos o emprego.

 

·        O mesmo acontece na escola. Pais que tem seus filhos que estudam de manhã pulam cedo da cama, pois do contrario perderiam a aula.

 

Se caprichamos para não chegarmos atrasados no emprego ou na escola, pelo simples fato de perdermos algumas coisas materiais, será que as coisas espirituais são menos importantes?

 

·        Será que Deus não merece nosso melhor ou, quando muito, a nossa pontualidade na igreja?

 

É de se admirar como alguns crentes menosprezam as coisas divinas/Deus.

 

·        Lucas 22:7 a 23 relata a ultima páscoa e a primeira Santa Ceia o Veersiculo14 diz: “chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos”.

 

Temos aqui um exemplo de muito valor na expressão “chegada a hora” lá estava o Senhor Jesus com seus apóstolos para a celebração da páscoa e posteriormente a instituição da ceia do Senhor.

 

·        A igreja, nós os crentes precisamos observar este principio! Mas, infelizmente, o que tem acontecido é que a hora chega, mas muitos crentes não.

 

 

1ª Cor. 14.40 “tudo porém, seja feito com decência e ordem”, precisamos observar este principio chegando na hora ou até mesmo um pouco antes dos horários estabelecidos.

Aprenda isto: As nossas atitudes servem de modelos para os outros, quando elas são positivas dificilmente será notada e seguida, mas quando são negativas é fácil de serem vistas e logo alguém se prontifica em segui-las.

 

·        1ª Cor. 10.32 “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tão pouco para a igreja de Deus”.

 

Quantos visitantes descrentes já saíram decepcionados, pois esperavam dos crentes atitudes diferentes, mas chegaram na hora marcada na igreja e se decepcionaram em ver o relaxo de alguns com o horário?

 

·        A pontualidade na igreja também faz parte de um bom testemunho e tornasse uma grande pregação para o descrente.

 

Salvo as raras e honrosas exceções - É inadmissível a impontualidade quando se tem horário marcado.

 

·        João 17:1 Jesus Cristo disse: "Pai, é chegada a hora". Para que aquela hora pudesse chegar, sem dúvida, houve preparação de muitos séculos. Tudo dentro da ordem, da perfeição.

 

Na hora certa Jesus nasceu. No tempo certo foi ao templo. Na hora certa foi julgado, condenado, crucificado.

 

·        No momento determinado ressuscitou, ha hora certa virá buscar sua Igreja e no momento determinado efetuará o julgamento de vivos e mortos.

 

Deus é Deus de ordem. Se o nosso Deus que é soberano faz tudo certo, na hora certa, por que não observamos o tempo certo para realizar as coisas de Deus?

 

·        Na igreja, nunca nos policiamos para cumprimos os horários estabelecidos, porém, se temos de tomar um ônibus ou avião nunca chegamos atrasados, porque certamente os perderíamos.

 

Quantas vezes você já chegou atrasado aos trabalhos da igreja?

 

É chegada a hora de assumirmos um compromisso mais sério com as coisas de Deus. Decida-se a partir de hoje, a levar a sério seus compromissos com Deus. Faça um esforço especial e seja pontual nos trabalhos da igreja.
SANTA CEIA E CONSAGRAÇÃO
1º Domingo - 8 h
CULTO DE JOVENS
Último domingo - 19 h
CONQUISTANDO VIDAS PARA CRISTO
Sábado - 14 h - FM 102,3
CULTO NO DIVISÓRIO
Quarta - 19:30 h

VIDEOS
 
 
ENQUETE
É correto um evangélico ir às urnas no dia da eleição e votar em branco?
Sim
Não
Não quero opinar
 
 
ADMUP - IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO UNIÃO PENTECOSTAL
Av. Altino Rodrigues Pereira, 1017 - Franco Suiço - Muriaé - MG
pslarios
Enviado por pslarios em 11/12/2012
Código do texto: T4031056
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
pslarios
São Paulo - São Paulo - Brasil
268 textos (67549 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 10:40)



Rádio Poética