CapaCadastroTextos햡diosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A TECNOLOGIA DA INFORMA플O NA EDUCA플O: o uso do telefone celular em sala de aula

FACULDADE DAS 핯UAS EMENDADAS
NCLEO DE PESQUISA, EXTENS홒 E PS-GRADUA플O
CURSO DE ESPECIALIZA플O LATO SENSU EM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

HNIO DELFINO heniohd@hotmail.com
M핾CIA SOUZA marciasouzajr@gmail.com


A TECNOLOGIA DA INFORMA플O NA EDUCA플O: o uso do telefone celular em sala de aula

PLANALTINA-DF
2012
RESUMO

O uso das tecnologias da informa豫o como auxiliares do processo ensino-aprendizagem tem se tornado como tema central de muitos debates, visto que diferentes tecnologias esto presentes na escola e tambm nas salas de aulas, ainda com o formato tradicional. Uma dessas tecnologias o aparelho de telefone celular, porem muitos Estados possuem uma expressa proibi豫o deste aparelho em sala de aula enquanto pesquisadores defendem este como mais um material didtico. Entretanto o celular ainda gera alguns questionamentos sobre como os alunos o utilizam, assim, baseando na pesquisa de campo, buscou-se perceber o possvel envolvimento dos alunos e professores com este aparelho.

Palavras chave: Tecnologia da Informa豫o. Tecnologia da informa豫o na escola. Celulares em sala de aula. Celulares como recursos didticos.



1 INTRODU플O

A sociedade est globalizada, e consequncia disso a quantidade de informa寤es que so apresentadas constantemente, seja no trabalho, em casa e na escola, todos podem ser informados de acontecimentos e tambm informar a quem quiser. Essa facilidade geralmente proporcionada pelo celular, aparelho que se tornou popular j que em um pas com aproximadamente 190.732.694 pessoas, segundo o senso do IBGE  2010 e com 242,2 milhes de celulares, percebe-se que h mais celulares que habitantes no pas sendo que o Distrito Federal   o local onde h mais celulares por habitante. Assim possvel que o celular se faa presente em quase todos os ambientes, na escola no poderia ser diferente.  Enfrentado o uso do celular nas escolas tem provocado certa polemica, pois para alguns ele distrai os alunos para outros ele pode facilitar a cola. Assim, com o auxlio de uma pesquisa de campo, buscou-se comparar as possveis verdades em rela豫o ao uso de celulares no ponto em que se discute se ele distrai os alunos nos momentos da aula e se este facilita a cola nos momentos de avalia豫o.
A pesquisa foi realizada no dia 19 de novembro de 2012, em uma escola pblica de Sobradinho, situada no Distrito Federal, a pesquisa de campo com aplica豫o do questionrio  com foco quantitativo.
Lembra-se que est pesquise foi realizada onde pela LEI  N 4.131, DE 02 DE MAIO DE 2008 DODF DE 09.05.2008 fica proibido o uso dos celulares em determinados espaos da escola como cita o determinado artigo da referida lei.

Art. 1 Fica proibida a utiliza豫o de aparelhos celulares, bem como de aparelhos eletrnicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de udio do tipo MP3, CDs e jogos, pelos alunos das escolas pblicas e privadas de Educa豫o Bsica do Distrito Federal.

Nesta pesquisa tambm foi realizada com seis professores do 9 ano e como 44 alunos de duas turmas tambm do 9 ano, estes alunos possuem uma faixa etria de 13 at 17 anos e os professores lecionam as respectivas disciplinas: Educa豫o Fsica 1, Educa豫o Fsica 2, Educa豫o artstica, Matemtica 1, Matemtica 2 e Lngua portuguesa. Onde responderam o mesmo questionrio.


2 QUESTION핾IO DE PESQUISA DE CAMPO

O questionrio foi elaborado com cinco perguntas objetivas, baseando nos vdeos que mostram professores buscando alternativas para os celulares dos alunos durantes suas aulas sejam estas alternativas a favor  dos celulares ou contra estes . A primeira busca a informa豫o de que se realmente unnime que todos os entrevistados possuam celulares, j que pelo senso comum todos j possuem este aparelho. A segunda questo procura saber se os que possuem o celular o leva para a sala de aula. A terceira questo quer saber o que acham os entrevistados sobre o celular com fator de distra豫o durante as aulas.
As questes 4 e 5 abordam o tema 밹ola j que o celular poderia ser uma alternativa de cola durante as avalia寤es.


3 PESQUISA DE CAMPO


3.1 Dados dos alunos e professores

Analisando os dados coletados foram estabelecidos dois meios de apresenta豫o, para os questionrios dos alunos, sendo a primeira por forma de tabela de porcentagem onde o leitor pode perceber pela porcentagem os dados colhidos nesta amostra e a segunda por grficos de barras.

Questo                                                                 SIM N홒
Voc possui celular?                                          90,9%    9,09%

Caso possua celular. Voc o leva para a sala de aula?   88,6%      2,2%

Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?                                                           43,1%     6,8%

O celular facilita a cola?                                 29,5%       70,4%

Voc, alguma vez, j colou com o auxilio do celular? 9,09%       90,9%

Tabela 1 Dados relativos ao questionrio dos alunos na pesquisa de campo

Assim percebe-se que neste espao a maioria dos alunos possui celular e que grande parte destes o leva para a sala de aula, percebe-se tambm que quando questionados sobre o celular como fator de distra豫o dos alunos nos momentos da aula, este esto divergindo quando a resposta, pois para parte deste o celular distrai os alunos no ambiente escolar, entretanto pouco mais que a maioria acredita que o celular no atrapalha os alunos no ambiente escolar.
Quando foi tratado o assunto da cola nas avalia寤es a maioria dos alunos informou que o celular no facilita a cola, e que pouco menos que um dcimo desse j colou alguma vez com o auxlio do celular.
 Outro meio de visualizar os dados desta pesquisa pelos grficos seguintes.

 
Grfico 1 Barra de compara豫o dos dados da pesquisa de campo para os alunos

As respostas dos professores foram organizadas na tabela de distribui豫o, pois foram seis entrevistados, veja:

Questo                                                       SIM           N홒
Voc possui celular?                                         06        00

Caso possua celular. Voc o leva para a sala de aula? 05        01

Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?                                                              06        00

O celular facilita a cola?                                        05         01

Voc, alguma vez, j colou com o auxilio do celular? 05       01

Tabela 2 Dados relativos ao questionrio dos professores na pesquisa de campo

Os professores entrevistados possuem aparelho celular e cinco deste o leva para sala de aula, todos concordam que o celular distrai os alunos no ambiente escolar que para maioria deles o celular facilita a cola sendo que um deles j o fez ao menos uma vez.
 
APNDICE

Questionrio de pesquisa
Tema: O uso do telefone celular em sala de aula
1) Voc possui celular?
(    ) Sim (     ) No

2) Caso possua celular. Voc o leva para a sala de aula?
(     ) Sim (     ) No (     ) No possuo

3) Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?
(     ) Sim (     ) No

4) O celular facilita a cola?
(     ) Sim (     ) No

5) Voc, alguma vez, j colou com o auxilio do celular?
(     ) Sim (     ) No


Hnio Delfino e Mrcia Souza
Enviado por Hnio Delfino em 25/01/2013
Código do texto: T4104241
Classifica豫o de contedo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Hnio Delfino). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Hnio Delfino
Planaltina - Distrito Federal - Brasil
178 textos (137639 leituras)
8 e-livros (1614 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - ltima atualização em 21/04/14 12:11)