CapaCadastroTextos햡diosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A TECNOLOGIA DA INFORMA플O NA EDUCA플O: o uso do telefone celular em sala de aula

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS
NÚCLEO DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

HÊNIO DELFINO heniohd@hotmail.com
MÁRCIA SOUZA marciasouzajr@gmail.com


A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO: o uso do telefone celular em sala de aula

PLANALTINA-DF
2012
RESUMO

O uso das tecnologias da informação como auxiliares do processo ensino-aprendizagem tem se tornado como tema central de muitos debates, visto que diferentes tecnologias estão presentes na escola e também nas salas de aulas, ainda com o formato tradicional. Uma dessas tecnologias é o aparelho de telefone celular, porem muitos Estados possuem uma expressa proibição deste aparelho em sala de aula enquanto pesquisadores defendem este como mais um material didático. Entretanto o celular ainda gera alguns questionamentos sobre como os alunos o utilizam, assim, baseando na pesquisa de campo, buscou-se perceber o possível envolvimento dos alunos e professores com este aparelho.

Palavras chave: Tecnologia da Informação. Tecnologia da informação na escola. Celulares em sala de aula. Celulares como recursos didáticos.



1 INTRODUÇÃO

A sociedade está globalizada, e consequência disso é a quantidade de informações que são apresentadas constantemente, seja no trabalho, em casa e na escola, todos podem ser informados de acontecimentos e também informar a quem quiser. Essa facilidade geralmente é proporcionada pelo celular, aparelho que se tornou popular já que em um país com aproximadamente 190.732.694 pessoas, segundo o senso do IBGE  2010 e com 242,2 milhões de celulares, percebe-se que há mais celulares que habitantes no país sendo que o Distrito Federal  é o local onde há mais celulares por habitante. Assim é possível que o celular se faça presente em quase todos os ambientes, na escola não poderia ser diferente.  Enfrentado o uso do celular nas escolas tem provocado certa polemica, pois para alguns ele distrai os alunos para outros ele pode facilitar a cola. Assim, com o auxílio de uma pesquisa de campo, buscou-se comparar as possíveis verdades em relação ao uso de celulares no ponto em que se discute se ele distrai os alunos nos momentos da aula e se este facilita a cola nos momentos de avaliação.
A pesquisa foi realizada no dia 19 de novembro de 2012, em uma escola pública de Sobradinho, situada no Distrito Federal, a pesquisa de campo com aplicação do questionário  com foco quantitativo.
Lembra-se que está pesquise foi realizada onde pela LEI  Nº 4.131, DE 02 DE MAIO DE 2008 DODF DE 09.05.2008 fica proibido o uso dos celulares em determinados espaços da escola como cita o determinado artigo da referida lei.

Art. 1º Fica proibida a utilização de aparelhos celulares, bem como de aparelhos eletrônicos capazes de armazenar e reproduzir arquivos de áudio do tipo MP3, CDs e jogos, pelos alunos das escolas públicas e privadas de Educação Básica do Distrito Federal.

Nesta pesquisa também foi realizada com seis professores do 9º ano e como 44 alunos de duas turmas também do 9º ano, estes alunos possuem uma faixa etária de 13 até 17 anos e os professores lecionam as respectivas disciplinas: Educação Física 1, Educação Física 2, Educação artística, Matemática 1, Matemática 2 e Língua portuguesa. Onde responderam o mesmo questionário.


2 QUESTIONÁRIO DE PESQUISA DE CAMPO

O questionário foi elaborado com cinco perguntas objetivas, baseando nos vídeos que mostram professores buscando alternativas para os celulares dos alunos durantes suas aulas sejam estas alternativas a favor  dos celulares ou contra estes . A primeira busca a informação de que se realmente é unânime que todos os entrevistados possuam celulares, já que pelo senso comum todos já possuem este aparelho. A segunda questão procura saber se os que possuem o celular o leva para a sala de aula. A terceira questão quer saber o que acham os entrevistados sobre o celular com fator de distração durante as aulas.
As questões 4 e 5 abordam o tema “cola” já que o celular poderia ser uma alternativa de cola durante as avaliações.


3 PESQUISA DE CAMPO


3.1 Dados dos alunos e professores

Analisando os dados coletados foram estabelecidos dois meios de apresentação, para os questionários dos alunos, sendo a primeira por forma de tabela de porcentagem onde o leitor pode perceber pela porcentagem os dados colhidos nesta amostra e a segunda por gráficos de barras.

Questão                                                                 SIM NÃO
Você possui celular?                                          90,9%    9,09%

Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula?   88,6%      2,2%

Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?                                                           43,1%     6,8%

O celular facilita a cola?                                 29,5%       70,4%

Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular? 9,09%       90,9%

Tabela 1 – Dados relativos ao questionário dos alunos na pesquisa de campo

Assim percebe-se que neste espaço a maioria dos alunos possui celular e que grande parte destes o leva para a sala de aula, percebe-se também que quando questionados sobre o celular como fator de distração dos alunos nos momentos da aula, este estão divergindo quando a resposta, pois para parte deste o celular distrai os alunos no ambiente escolar, entretanto pouco mais que a maioria acredita que o celular não atrapalha os alunos no ambiente escolar.
Quando foi tratado o assunto da cola nas avaliações a maioria dos alunos informou que o celular não facilita a cola, e que pouco menos que um décimo desse já colou alguma vez com o auxílio do celular.
 Outro meio de visualizar os dados desta pesquisa é pelos gráficos seguintes.

 
Gráfico 1 – Barra de comparação dos dados da pesquisa de campo para os alunos

As respostas dos professores foram organizadas na tabela de distribuição, pois foram seis entrevistados, veja:

Questão                                                       SIM           NÃO
Você possui celular?                                         06        00

Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula? 05        01

Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?                                                              06        00

O celular facilita a cola?                                        05         01

Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular? 05       01

Tabela 2 – Dados relativos ao questionário dos professores na pesquisa de campo

Os professores entrevistados possuem aparelho celular e cinco deste o leva para sala de aula, todos concordam que o celular distrai os alunos no ambiente escolar que para maioria deles o celular facilita a cola sendo que um deles já o fez ao menos uma vez.
 
APÊNDICE

Questionário de pesquisa
Tema: O uso do telefone celular em sala de aula
1) Você possui celular?
(    ) Sim (     ) Não

2) Caso possua celular. Você o leva para a sala de aula?
(     ) Sim (     ) Não (     ) Não possuo

3) Os telefones celulares distraem os alunos, no ambiente escolar?
(     ) Sim (     ) Não

4) O celular facilita a cola?
(     ) Sim (     ) Não

5) Você, alguma vez, já colou com o auxilio do celular?
(     ) Sim (     ) Não


Hnio Delfino e Mrcia Souza
Enviado por Hnio Delfino em 25/01/2013
Código do texto: T4104241
Classifica豫o de contedo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Hnio Delfino). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Hnio Delfino
Planaltina - Distrito Federal - Brasil
178 textos (140275 leituras)
10 e-livros (1694 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - ltima atualização em 21/09/14 19:09)