Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FILOSOFIA, ALUNO E PROFESSOR

  Estudar Filosofia parece muito difícil. Alunos ficam com medo até em ouvir falar este nome. Professores tentam, mas nem sempre conseguem explicar ou definir como os alunos desejam que fosse. Então surgem estes questionamentos: o que é filosofia? Pra que estudar Filosofia? Perguntas que enquanto a humanidade existir serão feitas.

  Já tentei explicar Filosofia para meus alunos. Busquei conceitos em dicionários, livros, filósofos, estudiosos, mas nada me convenceu mais do que olhando para minha própria vida, para a minha pobre existência. Professores, estudiosos, filósofos trazem conceitos diversos tentando explicar ou convencer as pessoas. Porém, cada qual fala a partir da sua vida, da sua experiência de vida, por isso é que os outros dificilmente entendem, pois para eles a experiência não é a mesma.

  Cada pessoa tem que fazer sua experiência única e insubstituível sobre o que é Filosofia. Conceitos, textos, explicações nos auxiliam na formulação mais concreta do nosso conceito sobre filosofia. A Filosofia parece ser mais complicada na compreensão do que outras disciplinas e ciência, porque estamos acostumados a estudar mais as ciências exatas como Matemática, Química e a decorar regras de Português, datas Históricas e climas e capitais em Geografia.  A Filosofia busca romper com essa “decoreba” e nos convida a lançarmos um olhar reflexivo sobre a nossa própria vida, sobre a nossa existência. Para aprender a regra de Português usamos uma reflexão filosófica. É bom, é útil, necessário saber Português? A Filosofia nos ajudará a entender que por mais que nos pareça ruim é necessário para uma boa comunicação, uma boa escrita. A Filosofia busca desenvolver em nós um pensamento crítico sobre a realidade que nos cerca. Seja sobre a política, sobre as leis, sobre a moral, sobre as propagandas. Quando não temos uma posição crítica da realidade é porque deixamos a reflexão filosófica de lado.
 
  Para explicar Matemática é fácil. Dois mais dois é quatro e não se discute mais. A Filosofia vai dizer que dois mais dois pode não ser quatro, pois existe uma infinidade de números entre eles. Mesmo assim acreditamos que seja porque na nossa conta dois mais dois é quatro e todas as vezes que fizermos isso dará a mesma resposta. Quanto a Filosofia não existe uma definição tão objetiva. Ela vai desenvolver toda uma reflexão sobre a nossa vida, nossa forma de escolhas, nossa habilidade no manuseio de alguns objetos. A Filosofia não é complicada e difícil, somos nós que a complicamos e a tornamos difícil. Diante de algumas atitudes e ações temos que fazer escolhas, uma reflexão nos ajudará a escolher o melhor, podemos dar um nome a esta reflexão: Filosofia.

  Aí muitos alunos, especialmente no Ensino Médio ficam revoltados quando o professor de Filosofia não consegue explicar para eles o conceito de Filosofia. Mas eles esquecem de olhar para sua própria história, para sua própria vida e a partir daí fazer uma reflexão. O professor busca apresentar situações, criar problemas, colocar indagações, para que seus alunos busquem refletir sobre as coisas e não simplesmente aceitar assim como se apresentam. Isso é Filosofia. Mesmo não podendo conceituar cientificamente como outras disciplinas.

  Hoje em dia estamos sempre em contato com um emaranhado de acontecimentos. A Filosofia nos convida para uma reflexão sobre tudo isso. Será que aquilo que a televisão, o jornal, a revista apresentam é verdade? Há muitos fatos por trás de tudo. A televisão, o jornal, a revista, sempre escrevem a partir de um ponto de vista, do seu ponto de vista. Precisamos nos perguntar constantemente se é verdade e a Filosofia nos ajuda nisso. Parece simples de mais para ser verdade, mas é. Não é tão complicado como imaginamos. Filosofia é isso mesmo: reflexão, por mais simples que seja, da nossa realidade, das coisas e acontecimentos que nos cercam.

  Alunos. Se um professor não conseguir conceituar Filosofia como vocês gostariam, não desgostem dela e nem do professor. Pois a reflexão filosófica fará parte de vossas vidas sempre, ainda que seja para comprar um doce, quando você tem que escolher entre um e outro. Começa assim e quando nos damos conta, estamos questionando coisas que nem fazíamos idéia que um dia questionaríamos. Estaremos levantando questões a partir da realidade que outras pessoas se surpreenderão com as nossas indagações.
 
  Assim como a planta começa de uma simples semente e cresce, a Filosofia começa com o questionar-se do dia-a-dia para chegar a um questionamento e argumentação sobre a nossa existência que por vezes parece tão vazia e sem sentido. Filosofia não se faz com calculadora nem com tabela periódica, mas com boa vontade e atenção.

  Refletir, pensar, ler, estudar não faz mal para ninguém. Quanto mais você lê, mais filosófico o seu pensamento será, pois você terá a opinião de vários autores, podendo optar entre uma e outra, podendo questionar-se sobre qual delas é a verdadeira, ou a mesmos falsa. A verdade está no ser, mas nem sempre conseguimos chegar a sua verdade. Pois, segundo filósofos todos os seres são bons, belos, verdadeiros, porém podem ser corrompidos. Cabe-nos descobrir a verdade, beleza, bondade de cada ser, que está no seu interior.

  Não façamos da Filosofia um obstáculo, mas um meio para conhecer mais.

Abraços

VISITE:
http://geocities.yahoo.com.br/hermesnovakoski/abertura
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 07/08/2005
Código do texto: T41073
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 35 anos
477 textos (375205 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (440 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:31)
Hermes José Novakoski