Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Escola e Sociedade

Na Idade Moderna, a educação escolar não pode ser mais desvinculada da sociedade.  A sociedade moderna utiliza-se da escola como reprodutora de seus métodos; e a economia e a educação passam a andar juntas, portanto há indícios de regime politico em seus atos.

A família, neste período, retoma como núcleo de afetos e as crianças são vistas como centro-motor da vida familiar. A moral da época impõe que se dê a todos os filhos, não só ao primogênito, uma preparação para a vida. A tarefa passa a ser atribuída à escola.

A escola instruía, formava, ensinava conhecimentos e também comportamentos. Porém, uma escola que reorganizava suas próprias finalidades e seus meios.

Uma escola não mais sem graduação. Com a instituição do colégio, teve início um processo de reorganização disciplinar da escola e de racionalização e controle de ensino, que fixavam um programa minucioso de estudo e de comportamento, o qual tinha ao centro a disciplina.

Através da sociedade moderna, que se cria a ideia de educação em formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, estendida a todos, e a escola passa a ser a forma predominante da educação.

Muito se questiona sobre a sociedade transferir a responsabilidade da educação à escola, porém não se pode excluir a família na formação de cidadãos em primeiro plano, é um mito considerar apenas a escola como responsável na tarefa de educar.

No entanto, a escola ainda é reprodutora do ideal de sociedade entre o Estado e as elites, mudam-se os nomes, mas os conceitos são os mesmos.


REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Carla Cristina; SILVA, Huagner Cardoso da; BARBOSA, Maria Cristina Freire; MOURÃO, Maria das Graças Mota e SILVA, Maria Nadurce. História da Educação: Guia de estudos- UAB/Unimontes, s/d.

http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/05/educacao-escola-familia-e-sociedade.html acesso em 20/06/2012.

http://www.pedagogia.com.br/historia/moderno.php  acesso em 20/06/2012.
Mara Perillo
Enviado por Mara Perillo em 11/03/2013
Código do texto: T4182797
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original (Mara Perillo). Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Mara Perillo
São Paulo - São Paulo - Brasil
13 textos (49924 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 06:26)
Mara Perillo



Rádio Poética