Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

"O GOSTO DA VIDA"

SÉRIE FIGURAS DA BAHIA

O GOSTO DA VIDA - de Marisa Hirata

A escritora Marisa Hirata presenteia-nos com o seu livro "O gosto da vida", e com maestria, descreve sua infância na fazenda "Santa Rosa", em Itambé - Bahia, posteriormente na fazenda Capão Verde, na fazenda Coité do "vô Crido", no Vale do Jequitinhonha (MG), mais tarde em Rio Novo - Bahia e no Amapá.

São reminiscências bordadas com a sensibilidade de quem teve uma infância feliz, guardadas na memória da primeira fase da vida, descrita com riqueza de detalhes e raro descortino.

Chama-nos a atenção, suas narrações, desde os detalhes descritivos da fazenda Santa Rosa até alguns fenômenos que tivemos a oportunidade de vivenciar em Poções,  em nossa segunda infância.

Chegamos mesmo a relembrar o eclipse total do sol, dos detalhes comportamentais dos animais domésticos e do medo que nos invadiu naquela manhã. Lembramos que fomos instruídos por nossa mãe a olhar para o sol através vidros esfumaçados.

A garrafa de vaga-lumes também nos remete à infância feliz que vivemos, relembrando as caixas de fósforos onde os aprisionávamos...

Enfim, o livro é a própria memória que os jovens, nascidos de 30 anos para cá - quando a migração das famílias inchou as cidades, na busca de educação para os filhos, principalmente - não tiveram a ventura de vivenciar.

Por isso, esse tipo de literatura muito nos toca, apesar da nostalgia que nos impregna, a lembrança dos nossos entes queridos, dos recantos maravilhosos que nos deixaram tanta alegria, da saudade suave que nos transporta a inesquecíveis momentos de prazer.

Além do mais, louve-se o estilo da autora. Entre leve e rebuscado. Doce e terno. Aparentemente simples, mas embasado no conhecimento dos costumes rurais e urbanos deste nosso Brasil, com invulgar sobeja vocabular.

Parabéns à autora Marisa Hirata.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 11/08/2005
Reeditado em 16/09/2005
Código do texto: T41848

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo De Benedictis
Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, 77 anos
1214 textos (272404 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 12:51)
Ricardo De Benedictis