CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

HOMEM INTELIGENTE É...

Concurso de Frases do Café Filosófico das Quatro: "Homem inteligente é ..."

"HOMEM INTELIGENTE é quem inspira reflexões e expira soluções"- Eliana Pontes

Concentrei meus pensamentos em situações que justifiquem e determine um inteligente potencial incondicional. Procurei uma definição para um “inteligente sábio”, que para mim representa um nível a mais do inteligente intelectual. Meditei sobre as virtudes do inteligente, que além de possuir um rico cérebro, possui a luz da sabedoria, a mente aliada à criatividade, humor, descontração, carisma, àquele que tem o dom de conduzir e acolher as pessoas em todos os níveis ao transmitir vivências, experiências ou reflexões.

Meditando sobre a frase

Qual o sentido mais completo sobre a atuação da inteligência humana? Analisei os ângulos de compreensão em que a mente poderá se desenvolver de forma a proporcionar evolução, seja no campo científico ou tecnológico; humorístico, poético; filosófico, político, religioso, não importando sua área de conhecimento.

O que me faz prender a atenção? O que me traz curiosidade? Será que o inteligente é quem passa informações em maior quantidade, com melhores detalhes, fórmulas ou citações a serem assimiladas? Qual a proporção ideal em qualidade e quantidade para satisfazer quem vai receber uma mensagem?

O que me surpreenderia para estimular o meu desejo de aprender, colocar em prática e obter uma resposta positiva no meu interior ou exterior, por conseqüência de uma idéia de alguém inteligente?

O inteligente provoca envolvimento no aprendizado de quem recebe suas idéias, influencia, conquista, acolhe, acrescenta, sana carências, provoca reação ou efeito, planta e colhe frutos, de acordo com seu potencial ou tendência intelectual.

O homem é um ser inteligente com todos seus potenciais intelectuais agindo dentro dos limites normais, de acordo com sua disponibilidade, supera dificuldades e sobrepõe qualidades. Einstein foi reprovado várias vezes quando estudante, se perdia quando saía sozinho, não possuía um bom senso de direção geográfica, ao entrar em algum lugar não sabia qual rumo seguir, no entanto prestou grandes serviços na área científica. Poderemos pensar em algum líder indígena que curou doentes de sua tribo criando remédios de folhas ou raízes, além de ensinar importantes frutos do companheirismo e simplicidade. Lembremos que num determinado instante, uma maçã caiu sobre a cabeça de um homem e estimulou a reflexão de que existe uma força gravitacional na terra... No aspecto infantil, será que uma indagação inteligente de uma criança poderia influenciar no comportamento ou relacionamento para solucionar questões familiares ou pedagógicas?

Alguém muito inteligente transmite a sua mensagem com criatividade, nitidez, segurança, facilidade, é alguém agradável para se ouvir, sentir, imaginar e pensar sobre seus hábitos ou pontos de vista, portanto, de acordo com a utilização do seu potencial intelectual ele poderia representar um bem para a evolução da humanidade ou, infelizmente, se tornar uma arma perigosa na sociedade.

O inteligente não é apenas quem possui um cérebro vivo e bem assessorado e alimentado, mas alguém capaz de ultrapassar as barreiras de um aprendizado padrão estabelecido por uma sociedade acadêmica, por exemplo.

A inteligência pode destacar-se num índio, criança, político, filósofo, comerciante, empresário, num príncipe ou mendigo, num médico, arquiteto ou poeta...

A inteligência produz grandes feitos, mas tudo depende daquele que vai utilizá-la. É uma ferramenta de inspiração, meditação, reflexão sobre si e o mundo, através dela, além do homem assimilar, pensar e repensar determinadas questões ou fatos, ele ainda produzirá soluções, respostas e resultados, até mesmo, acima do esperado.

Enfim, o inteligente é alguém que sabe, de maneira voluntária e atraente, estimular no outro o prazer em assimilar e a disposição em executar. Lembrando que nem todo inteligente é sábio, mas todo sábio é inteligente por não depender necessariamente de teorias ou fórmulas pré-estabelecidas para concretizar seus objetivos - Eliana Pontes

O nível dos participantes no concurso foi alto, o prêmio foi dividido igualmente entre os 12 melhores e foi divulgado em ordem alfabética. A letra E, no meu caso, foi a quarta a ser relacionada, uma boa classificação alfabética (rs). Vale a pena conferir os outros vencedores no link da Comunidade no orktut, Café Filosófico das Quatro - CF4. É muito importante saber como as pessoas interpretam alguém inteligente em uma só frase.

Aqui está o Homem inteligente minuciosamente interpretado, espero que concordem comigo em alguns aspectos, pelo menos.

Um abraço, Eliana Pontes


Eliana Pontes
Enviado por Eliana Pontes em 20/03/2007
Reeditado em 19/04/2007
Código do texto: T419435

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Eliana Pontes
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, 57 anos
39 textos (10775 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/09/14 18:20)