“Gosto,desgosto,carta, convite,moço bonito para o meu casamento.” (EC)


O fato de estar sem meus endereços de e-mail tem me trazido muitos problemas. Percebi que não seria fácil recuperar o meu hotmail e tentei passar a usar o meu gmail, que algumas pessoas conseguem acessar e outras não. Por exemplo, o Recanto das Letras não consegue. Desde o princípio vi que seria um mau agouro e afinal hoje isso se confirmou. Sem notícias acabou passando despercebido para mim que hoje era dia de escrever um de nossos Exercícios Criativos. A ficha só caiu quando passeando pelo Face vi uma postagem da Nena convidando para ler a sua história de terror. Chequei o meu relógio e percebi que o dia primeiro de abril ainda não havia acabado, o que sem dúvida era auspicioso. Tentando ser rápida fiz uma pequena pesquisa e descobri que a palavra é de origem latina (agouro/augúrio) e correspondia a previsão do futuro feita pelos áugures (sacerdotes romanos) através da observação do vôo e do canto dos pássaros. O engraçado é que enquanto a palavra agouro tem o significado mais conhecido de azar, augúrio está ligado a coisas que ainda virão, presságios do futuro não necessariamente maus.Eu mesma em minhas leituras já encontrei muitas vezes votos de bons augúrios embora eu mesmo nunca os tenha desejado porque prefiro utilizar palavras mais simples.

As aves mais usadas como fonte de presságio através da observação de seus vôos eram os abutres, os corvos, as águias, as corujas e as gralhas. Isso me faz lembrar meus tempos de menina e as brincadeiras que fazíamos observando os urubus. Se víssemos um, era um bom augúrio, algo que nos traria gosto, já dois urubus, um baita de um agouro, Três, receberíamos uma carta. Quatro, um convite e cinco, casamento. Ainda me vejo falando em voz alta: gosto,desgosto.carta,convite,casamento, pois a sorte ou o azar seria de quem visse primeiro e anunciasse.

Não acredito que aves sejam agourentas.Por isso resolvi brincar com as palavras fazendo algumas aldravias que expressam os meus sentimentos.




pássaros
de
mau
agouro
são
engaiolados.

pássaros
livres
voando

trazem
alvíssaras.


vi
passarinhos
verdes
passarinhando
ótimos
augúrios.