Copa Do Mundo 1942 (História Copas Capítulo 5)

Copa de 1942

A Copa do Mundo FIFA de 1942 não foi disputada devido à Segunda Guerra Mundial. Brasil, Argentina e Alemanha haviam se candidatado para sediar o evento, mas a Copa foi cancelada antes que houvesse a escolha do país-sede. Muitos dos prováveis jogadores que viriam a disputar o torneio, acabaram mais tarde servindo o exército de seus respectivos países na guerra. Foi organizada na Suíça em 1942, mesmo com o conflito da Segunda Guerra em andamento, a competição internacional de futebol denominada Copa das Nações. O torneio reuniu algumas seleções europeias e foi vencida pela Itália. A Federação Italiana de Futebol considera a conquista como sendo internacional e para alguns fanáticos, a Itália poderia ser considerada pentacampeã mundial (1934, 1938, 1942, 1982 e 2006) tal como o Brasil. No entanto, pouca gente sabe que, o Brasil já estava certo para sediar a competição em 1942. Tudo foi definido em 1940, quando a FIFA decidiu que a Copa não teria condições de abrigar um mundial na Europa devido a Guerra. O ruim é saber que muitas seleções tradicionais europeias não poderiam participar do evento como Hungria, Alemanha e Itália. Ia ser uma Copa América e não uma Copa do Mundo. Porém, Romênia, Noruega, Espanha, Portugal mostraram-se interessadas na disputa, mesmo com o conflito em pleno andamento. Mas infelizmente não deu certo.

Após a Copa Das Nações de 1942, na Itália muitos dizem é que com a não participação do Brasil nesse torneio, nós perdemos o título de ter sido a única que já participou de todas as Copas, já que não foi enviada nenhuma delegação canarinho para a “Copa das Nações” em 42. Palcos definidos, a competição tinha tudo para ser um fiasco. Era grande a possibilidade de países envolvidos com a Segunda Guerra Mundial não enviarem suas seleções. Motivos não faltavam: com as verbas direcionadas à indústria bélica, o esporte tinha pouco incentivo. “Além disso, muitos atletas eram militares, estavam alistados e foram convocados para a batalha”. E, após a guerra, havia o problema relacionado às relações políticas entre os países vencedores e os derrotados. Numa Copa num cenário de guerra, os países sul-americanos levariam vantagem, já que não estavam diretamente ligados ao embate. “Países aliados nunca jogariam em um país que formasse o Eixo, e vice-versa. Italianos e alemães jamais jogariam na Inglaterra. Caso no Brasil a copa de 1942 seria realizada a final em São Paulo no estádio do Pacaembu diz a lenda, a seleção Brasileira seria favorita pois vinha da boa campanha de 38, assim como os bicampeões Italianos, Hungria, Argentina, Uruguai, Alemanha, Áustria eram boas candidatas. Para os estudiosos os times sul americanos seriam os grandes beneficiados nessas duas copas que não houveram. Tanto tecnicamente quanto esportivamente. E isso tem um explicação clara, provavelmente as seleções europeias não teriam forças para participar e as seleções argentina, brasileira e Uruguais seriam as grandes forças dos dois mundiais. Ainda assim alguns países neutros na guerra participariam o que daria a legitimidade ao mundial evitando que ele se transformasse numa simples Copa América.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 26/05/2013
Código do texto: T4310136
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.