Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Depressão


Fechar os olhos para a realidade e aceitar a ficção que criamos ou que nos é imposta constitui a verdadeira cegueira espiritual.
Saber significa ver a realidade, penetrar em sua superfície e aproximar-se da verdade.
Liberar-se da cegueira da ilusão implica afastar-se da crença que é oposta à realidade, à verdade. Assim, não pode haver outra fé que não seja em si mesmo; nenhum ídolo haverá de resolver os nossos problemas. A fé no que se ignora significa submissão.
Por este motivo os tiranos esmeram-se por fabricar ídolos de mentira que os ajudem a submeter as pessoas humildes e simples e tristemente adjetivadas como de boa fé.
O autoconhecimento implica o afastamento das ilusões para que se possa chegar a ser consciente e aproximar-se da realidade. A salvação humana encontra-se neste caminho de afastamento da ilusão, e ninguém poderá realizá-la por nós.
As ilusões que se avolumam levam às desilusões que muito tem a ver com depressão e a tristeza.
Aprender a viver próximo da realidade é uma forma de estar próximo da felicidade.
A vida se amplia quando nela colocamos muitas atividades, muitas possibilidades de realização. E se algum fracasso sobreviver, coisa que invariavelmente acontece, ele pode transformar-se na base de um futuro acerto. O essencial é procurar estar sempre próximo da realidade.
Muitos problemas que enfrentamos são criados por nós mesmos, por nossas imprevisões, por nossas ilusões, por nossa ignorância. A felicidade pode estar muito perto de nós e não a vermos por causa da cegueira intelectual que nos impede contemplar a vida, as pessoas e o mundo com outros olhos, novos olhos que reconheçam em seus detalhes os verdadeiros momentos de alegria e felicidade: um amanhecer, uma amizade, um pequeno aprendizado, pois viver é, ou deveria ser para nós, um grande motivo de alegria e felicidade.
Assim, a fé no futuro deveria significar a fé em nós mesmos pelo que formos capazes de fazer por nossas vidas.

www.nagibanderaos.com.br
Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 23/08/2005
Reeditado em 31/10/2005
Código do texto: T44579
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (88021 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:46)
Nagib Anderáos Neto