O conceito de Ein Sof

Uma das doutrinas mais intrigantes da Cabala, é sem dúvida, o conceito de Ein Sof. Que segundo a mesma seria o verdadeiro Deus por trás de toda a Criação; a fonte e força motora que a tudo impulsiona e sustém. Uma divindade acima da divindade que conhecemos como Elohim; o Deus dos judeus e cristãos.

A Midrash afirma que quando Deus Criou o Cosmos, utilizou-se de 10 aspectos de sí mesmo chamados de Sephirot. Esse aspecto arcano (misterioso) e incompreênsível de Deus é conhecido como Ein Sof; um ser auto-suficiente que não pode nem no mais longinquo dos sonhos ser limitado pela própria existência, condição essa ao qual estamos subordinados.

Nesse ponto torna-se inevitável o choque de tal doutrina com a concepção comum que temos acerca de Deus, pois seria esse estado incompreênsível de Deus que concatenou a idéia de criar um mundo. Para isso, Ein sof teria removido uma parte de sí mesmo para criar o espaço que a Criação haveria de ocupar. Uma espécie de ponto de escuridão ou lacuna vacante dentro de sua própria luz. Esse espaço negro é denominado Tzimtzum.

Disposto isso, as Sephirot, que seriam as emanações de Deus (Ein Sof) ajudaram na criação do universo. Pois segundo a Cabala Ein Sof é um princípio que permanece não manifestado e é incompreênsível a razão humana, por isso, foram esses aspectos da divindade que se envolverama com a Criação em sí.

Para o Zohar Deus é Ein sof, o princípio fundamental, imaterial e irreconhecível para os humanos. Foi Ein sof quem teria criado Elohim e foi Elohim quem criou os céus e a terra, como descrito na Bíblia; o que nos leva a inferir que Elohim, o Deus de nosso universo, é o amálgama das 10 Sephirot, os aspectos de Ein Sof que criaram o universo...

Agora vamos um pouco mais além, a fim de buscar algumas informações na filosofia gnóstica. Comecemos por outro conceito, o do Demiurgo. Tal entidade é representada como a síntese do mal, mas também meramente inperfeito e benevolente quando lhe apraz. Para o gnosticismo existem dois deuses; um bom e o outro mal. E o mundo teria sido criado pelo deus mal, um Deus menor que se chama Demiurgo; este, segundo essa teoria, seria o Deus bíblico.

O termo "Ein Sof" não diz respeito a uma designação para o Deus que criou um outro Deus que criou o universo, mas sim uma definição de seu esplendor. Desse esplendor partiram as 10 Sephirot, variações que representam as características de Ein Sof e não o mesmo. As Sephirot vieram a se tornar emanações do Espírito de Deus e a Cabala interpreta o Deus da Bíblia (o bom Deus dos hebreus) como um "subordinado", aquele que fez todo o trabalho da Criação...

Tema instigante com uma abordagem interessante, devo afirmar. Mas perigoso para nossas crenças estabelecidas no decorrer de uma vida inteira...