Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A PIO XII NO REGATAS


“A Banda de música tem um significado simbólico:
ela representa os anseios estéticos de uma comunidade”

Numa das atividades comemorativas do aniversário do Clube de Regatas, os presenteados fomos nós, seu associados.
Ao final de uma manhã ensolarada de domingo tivemos a satisfação de conhecer a Banda Marcial Pio XII de Ponta Grossa, Paraná, com mais de 50 títulos importantes (nacionais e estaduais), conquistados em seus 21 anos de existência.
Sob a coordenação de Antônio Carlos Schmidt, e sob a batuta do jovem Maestro Miroslau Kreinski, os alunos do Colégio Marista realizaram uma apresentação de gala: uniformes com predominância do branco e preto, trabalhados com detalhes dourados, as balizas, jovens bailarinas, davam o toque feminino ao evento, com a leveza encantadora e precisa de suas evoluções e acrobacias.
Ao som de Olimpíada, Irlanda, Cortez , Copacabana, Recital para Metais, Sea Gate , Cartoon Sinfonic e , para encerrar, Parabéns a Você, crianças , jovens, adultos e idosos esqueceram-se das diferenças etárias e entregaram-se ao ritmo envolvente marcado pela percussão e pela riqueza de sons proporcionados por trombones, trompetes, tubas, trompas, bombardinos, bombardões...instrumentos que, nas mãos daqueles jovens músicos, iluminaram a beira do Pardo , ligando o espaço do restaurante do bocha ao céu, integrando, de maneira mágica, as pessoas ali presentes.
Como educador, fiquei sonhando com a possibilidade de ter uma Banda daquela, na escola onde trabalho, porque acredito que, como afirma o conteúdo do folder de divulgação da Banda: “aprender música participando de uma Banda, dá ao aluno a possibilidade de preencher seus momentos de lazer com uma atividade construtiva, evitando, assim, que a ociosidade o leve para outros caminhos, muitos deles danosos para sua integridade física e destruidores da moral e do caráter. Aliás, os jovens que participam desses conjuntos instrumentais são submetidos a uma disciplina rígida, imprescindível para que sejam atingidos os objetivos pretendidos. São subordinados à autoridade do coordenador, regente ou instrutor, criam uma personalidade que os torna resistentes a abordagens menos lícitas e que visam torná-los física e emocionalmente dependentes. Estudos de comportamento também comprovam que, nas Bandas de música, os integrantes não são submetidos a pressões psicológicas comuns aos músicos dos conjuntos atualmente em evidência.
Tocar um instrumento musical numa Banda é viver as alegrias que só a música pode proporcionar. Uma escola que se propõe a ensinar música deve existir para dar as primeiras noções musicais para jovens de ambos os sexos com idade a partir dos sete anos para que, dentre elas, possam ser descobertos novos talentos, o que contribuirá muito para o enriquecimento cultural de toda a comunidade a que pertencem”.
Foi bom poder sonhar, e ver a Pio XII passar cantando coisas de amor.
 
Tórtoro
Enviado por Tórtoro em 25/08/2005
Código do texto: T45153
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Tórtoro
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, 67 anos
176 textos (27932 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 18:49)
Tórtoro