Falando sobre as copas do mundo

UMA PAIXÃO NACIONAL

O futebol tornou-se no Brasil, um fenômeno e impressionante caso de manifestação cultural.

Em poucos anos, o esporte transformou-se na maior paixão nacional, ganhando contornos definitivamente brasileiros. Textos, imagens, objetos e ídolos fizeram o futebol ser a marca registrada em nosso país.

A cultura e o jeito brasileiro de recriar o esporte, que os ingleses inventaram, fizeram a qualidade técnica de nossos jogadores reconhecido mundialmente como “futebol-arte”.

Aproveite este texto para conhecer um pouco mais deste fantástico e fabuloso esporte e coisas inusitadas que aconteceram nas copas do mundo. Boa leitura.

A primeira copa do mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Um jogador que chamou a atenção de todos , foi o uruguaio Héctor Castro que não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e da habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de: “ O divino manco”. A copa do mundo em 1930, no Uruguai foi a única edição da copas que não teve eliminatórias. Já na copa em 1934, realizada na Itália, um outro fato curioso marcou a edição do campeonato. O jogador da seleção da Suíça Leopold Kielholz, jogou usando óculos e mesmo assim, conseguiu marcar três gols.

Na copa de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas da Silva, conhecido pelo apelido de “diamante negro”, marcou um gol descalço. O fato curioso ocorreu entre Brasil e Polônia vencido por 6 a 5. Na copa de 1950, realizada no Brasil, nossa equipe era favorita ao título, porém, perdeu 2 a 1 de virada. A partida foi realizada no Maracanã, construído especialmente para a copa. Aquilo foi uma tragédia para os brasileiros. Passou a ser chamada de maracanazo.

Na copa do mundo na suíça em 1954, um fato causou preocupação em todos que estavam assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate da seleção uruguaia, o jogador Juan Eduardo Honhberg desmaiou em campo. Portanto, recebeu atendimento a tempo, e se recuperou . Em 1954, o Brasil, pela primeira vez , usou o uniforme com a camisa amarela e o calção azul. Depois da derrota de 1950, o uniforme antigo (camisa era branca e o calção era azul usado desde 1919) foi considerado azarado. Em 1958, na copa do mundo da Suécia, o Brasil consagrava campeão pela primeira vez com as incríveis joadas do rei Pelé e as desconcertantes e magníficas dribladas do garrincha!

Na copa do mundo em 1962, realizada no Chile, e vencida pelo Brasil em uma disputa entre Brasil e Inglaterra, um cachorro entra em campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos em uma partida de futebol. O habilidoso garrincha tentou pegar o animal, mas acabou tomando um drible. Já o jogador inglês Greaves, não habilidoso tanto o quanto o brasileiro, conseguiu pegar o o cão. Na busca pelo tricampeonato na copa do mundo de 1966, realizada na Inglaterra, o Brasil apresentou um time desorganizado , e acabou eliminado ainda na primeira fase em uma partida marcada pelas violentas jogadas contra pelé.

A copa do mundo em 1970, realizada no México, foi pela primeira vez televisionada ainda em preto e branco transmitidas no Brasil. Brasil e Itália duelaram no estádio de Azteca, México, disputando o título de primeira seleção Tricampeão mundial. Conquistando a taça Jules Rimet. Na copa do mundo da Alemanha Ocidental, em 1974, tentaram o tetracampeonato com um time mais discutido pela imprensa brasileira. Mas não resistiu à invocação colocada em campo pela seleção da Holanda, ganhando o apelido de “ laranja mecânica, graças ao lindo, encantador e rápido futebol apresentado.

Na copa do mundo na Argentina, em 1978, a Tunísia se tornou o primeiro país a vencer uma partida em copas do mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1. Na copa do mundo realizada na Espanha em 1982, ocorreu a maior goleada da história. A Hungria venceu El Salvador por 10 a 1. Nossa seleção foi considerada a melhor do mundo,com craques como: Zico, Sócrates e Falcão Porém ,na partida contra a Itália, Paolo Rossi marca três gols e decreta do Sarriá. Nesta mesma edição, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França de 4 a 1. Foi uma decepção para nós.

Embora send ao melhor do mundo,mas perdeu,

Na copa do mundo em 1986, os brasileiros ficaram surpresos antes d o jogo com Espanha. Em vez de tocarem o hino nacional, tocaram o hino à bandeira. A esperança era de repetir a campanha de 1970, mas o Brasil foi eliminado nas quartas-de-final pela França de Platini nos pênaltis. Telê Santana ganhava de vez a fama de pé frio. Na copa do mundo 1990, na Itália, a seleção treinada por Sebastião Lazaroni, também não foi bem. Utilizando pela primeira vez o esquema 3-5-2, o time foi considerado muito defensivo e ultrapassado.

No jogo da final ,o árbitro esqueceu de olhar no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.

Na copa do mundo dos Estados Unidos, realizada em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave. Após 24 anos de conquista , o Brasil conquistou o tetracampeonato após o italiano Roberto Baggio mandar a bola aos ares na disputa dos pênaltis. Na copa do mundo da França, em 1998, a seleção apresentou –se como um bom time, mas a final contra a França foi, talvez, a mais estranha de todas as finais de copa já realizadas. O Brasil foi goleado pela França de Zidane por 3 a 0.

Na copa do mundo do Japão e Coréia do Sul realizada em 2002, a seleção de Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho gaúcho, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolare, obteve uma campanha numericamente perfeita: 7 vitórias em 7 jogos. Ronaldo marca dois gols na final, e se torna pentacampeão mundial de futebol. Na copa do mundo da Alemanha , em 2006, a seleção entrou como favorita. Eu ataque era chamado de “Quadrado Mágico” ( Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Adriano). Porém, os comandos do técnico Carlos Alberto Parreira acabaram caindo novamente diante dos carrascos franceses, sob comando de Zidane e Henry.

Na copa do mundo da África do Sul, em 2010, a seleção brasileira, comandada pelo capitão do tetracampeonato de 1994, Dunga ,venceu que disputou antes: a copa das confederações, a copa América, e ficou em 1º lugar de seu grupo, vencendo duas partida e empatando uma, contra Portugal . Derrotou o Chile nas oitavas-de-final, e nas quartas-de-final , contra a Holanda, saiu vencendo por 1 a 0, porém, voltou irreconhecível no segundo tempo. Em duas jogadas aéreas do jogador Sneijder, o Brasil sofreu virada por 2 a 1, decretando o fim da segunda !Era Dunga”.

O jogador mais novo a marcar gol em copa do mundo e vencer o torneio foi o brasileiro pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção de Gales,em 1958 . Pelé também é jogador que mais vezes ganhou em copas do mundo, com três conquistas em 1958 e 1962 e 1970. Já o jogador brasileiro Jairzinho é o único futebolista que conseguiu marcar pelo menos um gol em todos os jogos de única edição da competição.

Na copa de 1970, no México, o brasileiro deixou sua marca em todos os jogos e o Brasil venceu terceira vez o campeonato.

O jogador mais jovem a jogar uma partida de copa do mundo foi o Irlandês Norman Wuiteside. Ele disputou a copa em 1982, com apenas 17 anos e 41 dias de idade. O Camaronês Roger Milla foi o jogador mias velho a marcar gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na copa de 1994. O maior artilheiro das copas do mundo é o brasileiro Ronaldo fenômeno. Ele participou de 4 edições, de 1994 a 2006, e marcou 15 gols. Brasil e Alemanha chegaram 7 vezes em finais de copas sendo que o Brasil conquistou 5 títulos e a Alemanha apenas três.

Se você teve paciência de ler até o fim, meus parabéns. Porque eu cansei de tanto escrever. Esse texto foi extraído do almanaque Renascim.