Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PROFISSÃO: PALHAÇO !!!!



Qual seria a profissão que mais se assemelha com a do palhaço? Darei algumas pistas:
- Quando você fala, as pessoas não te ouvem e riem de tudo;
- Você paga para trabalhar;
- Tudo que acontece no recinto de trabalho é culpa sua;
- Só tem deveres;
- Todo mundo dá palpite;
- Se tudo vai bem, o mérito é da criança, se vai mal, você é incompetente;
A lista seria enorme, ficaria monótono ao leitor, porém digo qual é a profissão: Professor.
Talvez o mais hilário disso tudo é que não largamos a mesma. Continuamos numa luta quase insana de tentar a todo custo ser profissional da Educação e não profissional da saúde, de assistência social,  de ser mãe ou tia.
Como toda profissão é necessário que amemos o que escolhemos fazer, mas não está dando mais para calar diante de tanta mediocridade que  nos assola, quando as crianças nos chegam sem saber a rua em que moram, a data de nascimento, e coisas assim.
Toda vez que você cobra alguma coisa, você se torna mal, cruel porque as crianças não estão acostumadas com o tipo de cobrança que o estudo de fato requer. Estudar requer disciplina, não aquela disciplina estática, mas uma disciplina mental, que requer  primeiramente responsabilidade e compromisso  com o que se quer aprender.
Ninguém vai ao médico para comer, ninguém vai ao dentista para brincar e muito menos procuram um advogado para prover necessidades financeiras. O primeiro passo a ser dado seria dar condições decentes de sobrevivência a todos os brasileiros, diminuição do teor alcoólico das propagandas televisivas, sim porque cerveja não deixa de ser alcóol ; fechamento expresso de estabelecimentos que vendem bebidas, assim diminuiríamos os índices de violência com certeza no pais todo. Não cabe simplesmente à escola oferecer programas de interação com a comunidade, pois a família continua alccólatra,  com o pai indo bêbado à reunião do filho.
Que outra profissão poderia ser tão desmerecida ? Palhaço ganha para ser palhaço, mas professor não ganha para ser professor. Todo mundo odeia essa figura e ridicuariza-o enquanto é aluno, mas quando o bendito mercado de trabalho exige a bendita qualificação e excelência, aí alguém lembra de um  palhaço, já aposentado que um dia simplesmente só fez cumprir sua obrigação: ENSINAR.

Fernanda Pietragalla
Enviado por Fernanda Pietragalla em 30/08/2005
Código do texto: T46215

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Fernanda Pietra www.fernandapietra.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Fernanda Pietragalla
São Paulo - São Paulo - Brasil, 48 anos
126 textos (24244 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:39)
Fernanda Pietragalla

Site do Escritor