Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Entusiasmo e algo mais




Outro dia conversando com um consultor amigo, discutíamos o valor do entusiasmo. Sem dúvida um elemento essencial para o êxito do que se pretende conquistar.
No entanto, também concordamos que apenas ele não dará conta de nossos propósitos, uma vez que corremos o risco de nos empolgar e nos entreter com os sonhos, deixando de agir.
Sonhar é bom e necessário para se criar metas e estabelecer estratégias que nos conduzam à realização do que idealizamos. Porém, se apenas sonharmos e não tomarmos medidas práticas que nos possibilitem realizá-lo, há grande possibilidade de apenas imaginar algo e não obter resultado algum.
É preciso manter a mente no céu, mas os pés no chão. Isso quer dizer: idealizar, sonhar, imaginar; mas, caminhar pela trilha que nos levará até a concretização do sonho, tornando-o assim, realidade.
Vamos descobrindo que além do entusiasmo precisamos desenvolver algumas outras capacidades que nos farão vencedores.
Além da determinação, vontade e forte desejo (desdobramentos do entusiasmo), precisamos de outro elemento importantíssimo. Conhecimento.
Não teremos a menor chance de realizar algo, se não conhecermos bem tudo que diz respeito ao nosso sonho, a nossa meta. Buscar informações que nos esclareçam a respeito de nosso objetivo, familiarizar-nos de tal modo com ele que nos seja algo quase incorporado ao nosso modo de viver. Para tanto, precisamos dar ampla atenção ao assunto, isso manterá nosso interesse sempre alerta, o que nos levará a aproveitar toda e qualquer oportunidade de nos aproximarmos dele.
Há pessoas que sonham, são capazes de descrever esses sonhos de maneira encantadora, envolvente. Mas, ao serem indagados sobre o que estão fazendo, de maneira prática, para alcançá-los, atrapalham-se e, via de regra, mencionam as dificuldades que existem, os obstáculos que encontram. Porém, não assumem nenhuma ação que os façam contornar esses impedimentos. Isso porque se detêm a observar os entraves e não a descobrir a maneira de vencê-los. Para isso, necessário se faz obter conhecimento do que se refere ao sonho idealizado.
É sabido que, para tornar-se conhecedor de um assunto, basta que diariamente se dedique a adquirir alguma informação nova a respeito. A leitura, mesmo breve, é valiosa nesta hora. Um artigo, uma notícia, um pequeno parágrafo de um livro, uma entrevista, um trecho de uma conversa, não importa, o que conta é que aos poucos vamos dominando o assunto, agregando informações, que irão nos proporcionar maior segurança quando elaborarmos nosso plano de realização. A freqüência com que nos “relacionamos” com o assunto, manterá nosso interesse vivo, nos oferecendo mais opções em nossas decisões. Tão importante quanto a leitura, é a convivência com pessoas ligadas, de alguma forma, ao nosso objetivo. A observação é importante instrumento de aprendizagem.
Há uma lei da natureza interessante, e isso serve como uma dica que vale a pena conferir. Quando realmente estamos ligados a um assunto com forte interesse, dando total atenção, um empenho carregado de emoção, algo se processa na energia que nos cerca, e como se fosse mágica, começamos a atrair para nos mais informações e oportunidades a respeito do assunto.
Quem já não experimentou uma situação mais ou menos assim? Estando pesquisando um assunto, alguém o presenteia com um livro que tem “coincidentemente” um tópico sobre este assunto; ou conhece alguém especializado nele; ou é convidado para assistir uma palestra e ao chegar lá, tudo tem a ver com as informações que buscava. Enfim, a sensação que temos é que há uma “conspiração” a nosso favor.
Pois é, essa lei universal, que pouco dela se sabe explicar, é tão precisa quanto qualquer lei da matemática ou da física.
Estudiosos pesquisaram e chegaram à conclusão que atraímos para nos aquilo que mais ocupa nossa mente e nosso coração. O entusiasmo sendo uma energia potencialmente forte, é o instrumento adequado para realizarmos nossas metas, desde que seja aproveitado pelo nosso conhecimento.
Basta compararmos o entusiasmo com o combustível de um carro. Sem ele o veículo não anda, a não ser que seja mecanicamente empurrado. Mas, o carro com o tanque cheio, mesmo contendo um combustível da melhor qualidade, sem um motorista que o conduza, e que seja habilitado para isso, não terá valor algum, pois não sairá do lugar, ou, o que é pior, irá mover-se desordenadamente até que, entre em colisão com algo à sua frente.
Assim, associar o entusiasmo ao conhecimento é preparar-se para o sucesso do empreendimento a que nos determinamos. E o interessante é que essa combinação é poderosa, parece que ambos quando se juntam (entusiasmo e conhecimento), provocam, não raras vezes, a manifestação da criatividade, e sabemos que ela é uma capacidade normalmente presente no perfil do vencedor.
Vale a pena refletir sobre isso, e buscar mais informações a respeito.







Priscila de Loureiro Coelho
Consultora de Desenvolvimento de Pessoas



Priscila de Loureiro Coelho
Enviado por Priscila de Loureiro Coelho em 31/08/2005
Código do texto: T46530
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Priscila de Loureiro Coelho
Jacareí - São Paulo - Brasil, 65 anos
1286 textos (215235 leituras)
1 e-livros (148 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:44)
Priscila de Loureiro Coelho