Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ariadne

O labirinto, no qual tantas vezes o ser humano vê-se enredado, equivale à falta de conhecimentos sobre as causas que o levaram às difíceis situações da vida e de uma adequada capacitação no sentido de esclarecê-las.
Os problemas de toda índole que se sucedem -profissionais, familiares, econômicos, espirituais-, se por um lado configuram o obstáculo a ser transposto, por outro  induzem o indivíduo a refletir que não possui as condições necessárias para transpô-los; o fio condutor que o livrasse do labirinto em que se encontra.
Na mitologia grega, a bela Ariadne salva o herói Teseu preso no Labirinto depois de ter aniquilado o terrível Minotauro dando-lhe um fio que lhe permitisse encontrar o caminho de volta para a luz, para fora da obscuridade terrível em que se encontrava.
As obscuridades dos pensamentos-problema diversos têm uma estreita relação com o Labirinto, o palácio do rei Minos da ilha de Creta, exuberante e portentosa construção da qual ninguém conseguia sair sem o guia que conhecesse a fundo aqueles meandros.
O minotauro – meio-homem e meio-fera – era o devorador daqueles que se perdiam nos tortuosos caminhos da maravilhosa construção.
O fio de Ariadne representa o auxílio salvador, o caminho para a luz. Infelizmente, o ser humano tem esperado que outros resolvam os seus problemas sem atinar que o fio condutor, o caminho para a luz, pudesse estar em sua natureza inteligente, sensível e espiritual. Isto não significa que não necessite da ajuda e da orientação de quem, como guia, pudesse mostrar-lhe o caminho a percorrer para se salvar do destino terrível dos que sucumbem ao enfrentar o homem-fero que carregam dentro de si.
O fio de Ariadne – o conhecimento do caminho de volta da obscuridade para a luz –  é acessível a toda a alma humana que aspire, firmemente, despojar-se de velhas idéias e preconceitos seculares para  iniciar-se nos caminhos da evolução e do aperfeiçoamento individual.


www.nagibanderaos.com.br



Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 05/09/2005
Reeditado em 31/10/2005
Código do texto: T47787
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (88023 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:21)
Nagib Anderáos Neto