Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação dos filhos pelo exemplo dos pais.

     Quando os pais se sentem impotentes para educar seus filhos ficam desorientados, apreensivos e sem ação. Outra preocupação constante também dos pais é de como falar sobre determinados temas complexos. Há sempre uma preocupação na receptividade dos filhos, por isso, o receio em detalhar ou não, determinados assunto. 

     Temas polêmicos como sexualidade, drogas são um destas dificuldades dos pais, então, acaba por negligenciar e transferi-lo estas responsabilidades à outrem. 

     Há várias tendências pedagógicas sobre estes assuntos de como falar; quando falar; o que falar; e que idade. Tudo isso atemoriza os pais. Para ajudar a somar ainda vem toda uma cultura; educação recebida; espiritualidade; a estrutura psíquica. Então, diante este quadro fica-se numa encruzilhada preferindo omitir e prolongando tais abordagens. 

      Acredito que uma boa educação nos tempos de hoje é o exemplo. É a consciência de não ter se omitido, negligenciado e a certeza de ter repassado o melhor de si para os filhos através dos exemplos. Já diz um ditado: “As palavras movem, mas os exemplos arrastam.”. Ensinar valores éticos, morais e espirituais. A conscientização vem seguida da ação. A receita do diálogo ainda é o caminho mais eficiente, estas em três palavras básicas: amor; compreensão e respeito. 

     Num mundo globalizado em que vivemos, torna-se necessário a aproximação da família. Há necessidade de uma qualidade no tempo dispensado aos filhos. É fundamental desde criança a espiritualização no âmbito familiar. E social. 

     Nossas crianças, adolescentes e jovens são bombardeadas de informações recebendo também educação pela mídia, pela escola, por amigos e tantas outras fontes de aprendizado. Toda esta educação tanto podem levar ao desenvolvimento sadio quanto ao desenvolvimento nocivo. Certamente, nossos filhos encontram-se bem mais informados do que nós pais sobre a realidade de sua idade e de tempo. 

     Os pais não têm como ficar o tempo todo junto aos filhos, vigiando-os vinte quatro horas; a pedagogia do terror, do medo, da mentira com objetivo de intimidá-los e nutri-los pelo medo não funciona mais. Não existe possibilidade de colocá-los numa redoma para protegê-los das adversidades da vida. 

     Algo fundamental e que se faz urgente avançar está na diminuição da distância existente entre as pessoas. A desinformação leva ao medo, o medo produz à insegurança e por conseqüência o preconceito que colabora para a rotulação promovendo ainda mais à distância entre as pessoas. 

     Nosso comportamento diante da sociedade é o reflexo do que recebemos através da educação de um modo geral. Os exemplos dos pais nas atitudes, nos gestos norteiam a educação dos filhos por toda vida.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 20/02/2005
Reeditado em 17/01/2007
Código do texto: T4804
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219156 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 16:22)
Ataíde Lemos

Site do Escritor