O SUCESSO PESSOAL

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.

Roberto Shinyashiki

Comecei a estudar não tinha ainda cinco anos. Na verdade minha primeira professora foi realmente minha mãe, que nasceu Maria do Carmo Gomes Melo e depois de casada com meu pai: Sebastião José de Aguiar, adotou o nome: Maria do Carmo Melo Aguiar. Desta forma, não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho pessoal e profissional, sem sacrificar dias santos, feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes durante cada ano letivo. E não é diferente, se você quiser construir uma relação amiga com seus alunos e/ou seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço diário, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho, a preguiça e o comodismo. Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo. O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem. Mas, para obter resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados, cada ser humano tem que ser especial, o ser humano que é igual a outro ser humano é uma cópia genérica de péssima qualidade e não tem valor ético e profissional.

Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso. Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope, wisk com batatas fritas, pizzas, churrascos, etc. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão e/ou do vídeo pornográfico. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina e/ou do mar, praticamente todos os dias. A realização de um sonho profissional e pessoal depende de dedicação exclusiva e vigilância permanente para não ficar para trás diante da concorrência pessoal e profissional. Ninguém vai procurar um profissional que vive cometendo fraude no exercício de sua profissão, sempre enganando os clientes. Há muita gente que espera que o sonho pessoal e profissional se realize por mágica. É a mesma coisa de se acreditar em destino e/ou na sorte. É uma utopia pessoal tal entendimento. Mas toda mágica é acima de tudo uma mera ilusão. Desta forma a ilusão não tira de forma alguma ninguém de onde está, seja na riqueza e ou na pobreza. A ilusão, assim como o destino e a sorte são combustíveis dos perdedores plenos, pois, jamais o mesmo cavalo passará “siado” em suas frentes.

Finalmente, quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio, porém, quem não quer fazer nada, sempre encontra uma desculpa para se justificar. É uma questão de práticas procedimentais, onde envolve a reflexividade, como sendo aquelas que proporcionam direta e indiretamente meios para aquilo que se chama autoconhecimento, a autoavaliação e a autoconstrução pessoal, bem como as práticas de deliberação e ou tomada de decisão, aqui compreendidas como aquelas situações que direta e indiretamente convidam a dialogar, à compreensão, sem deixar de lado o intercâmbio construtivo de razões. É uma realidade que as práticas morais levam direta e indiretamente o ser humano de qual nível social ao desenvolvimento de valores, de virtudes, de conceitos de valor, de sentido de coletividade, de identidade pessoal, profissional e ética. Sem isso nada feito!

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 31/07/2014
Código do texto: T4904718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.