Um Grito de Socorro (2013)

É um filme que debate um tema importantíssimo para a sociedade, o bullying entre estudantes e as terríveis consequências desse ato na vida de um jovem ou de uma criança, mas afinal o que é o bullying?

O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, podemos dizer que significa uma ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Bullying é um ato que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, que ocorrem sem motivação evidente por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, pode ocorrer em qualquer local: como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que no princípio pode parecer uma simples brincadeira geralmente não termina bem.

O fenômeno foi descrito em 1970, por Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega, ao estudar as tendências suicidas entre jovens: percebeu que a maioria tinha sofrido algum tipo de ameaça por outras pessoas e que o bullying deveria ser combatido pela sociedade.

Pessoas que sofrem tal violência podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Podendo adquirir sérios problemas de relacionamento, inclusive podem ser tornarem agressivas. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

A agressão pode causar muita dor e angústia para quem passa por estar situação. Em muitos causos a vítima não sabe como pedir socorro ou se defender. pois geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação e possuem forte sentimento de insegurança.

Quem comente as agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

O que nos faz refletir qual é o limite para uma determinada brincadeira? Quando devemos tomar as providencias para resolver o caso?

Muitas vezes o que consideramos diferente de nós torne-se uma aberração, mas que graça teríamos de fossemos todos iguais?

O que é parece engraçado para um na maioria das vezes não é engraçado para o outro.

Professores, orientadores, pais, alunos e a sociedade em geral devem ficar atentas ao que está acontecendo ao nosso redor. É importante tomar providencias para que o pior não aconteça.

Tantos os agressores quanto as vítimas devem ter ajuda psicológica.

Também é importante prevenir fazendo palestras de orientação e exibindo filmes.

Sobre o Filme:

Jochem é um adolescente gordinho que sofre bullying nas mãos de um grupo de colegas da escola. Alguns até tentam ajudar, mas a situação sai do controle quando o garoto é forçado a ficar bêbado numa festa. Sentindo-se culpado por não ter apoiado o colega, David resolve procurá-lo, sem imaginar que talvez seja tarde demais para ajudar Jochem. Vencedor do prêmio de melhor filme nos festivais infanto-juvenis Carrousel, no Canadá, e Cinekid, em Amsterdã.

Título Original: Spijt!

Elenco: Nils Verkooijen, Robin Boissevain, Dorus Witte, Stefan Collier, Charlotte Bakker, Rick van Elk

Direção: Dave Schram

Nacionalidade: Holandesa

Gênero: Drama

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 12/08/2014
Reeditado em 01/02/2020
Código do texto: T4919726
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.