Rede Manchete - A História (31 Anos-Parte 1/31)

Finalmente em 5 de junho de 1983, domingo, entrou no ar a Rede Manchete de Televisão. Com cinco emissoras, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza, e também uma forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programação da nova rede foi aberta por Adolpho Bloch com um pronunciamento onde o empresário mostrou aos telespectadores o resultado de dois anos de investimento. Depois de saudar cada uma das emissoras concorrentes, Adolpho Bloch fechou o discurso com a seguinte frase: "Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar". Depois de saudar os concorrentes, principalmente Roberto Marinho, Adolpho Bloch dá o pontapé inical da TV Manchete, seguido pela consagrada vinheta de abertura, e início do show especial "Mundo Mágico". A partir desse momento uma imagem impactante invadia os lares do Brasil: o logotipo da Manchete sobrevoava várias cidades do país como uma nave espacial, numa vinheta futurista, acompanhada de uma música caracteristicamente jovem. O logotipo, depois de sobrevoar as cidades onde a rede possuía emissoras, pousava sobre o prédio da sede carioca: um espanto! A vinheta de abertura da Rede Manchete insinuava um nível tecnológico inédito na TV Brasileira. A emissora possuía um departamento gráfico, denominado Manchete Computers Graphics, que era considerado um dos mais modernos do mundo. Manchete Computer Grafics Os equipamentos importados de última geração caracterizavam a Manchete como a emissora de Televisão mais avançada da época. Adolpho Bloch precisou de dois anos para equipar a rede. Projetos Gráficos e Designs ficavam por conta de uma divisão interna denominada Manchete Computer Grafics, capitaneada pelo americano Samuel Tolbert e por Toni Cid Guimarães (atualmente na Globo). Tolbert criou toda a instalação da emissora e implantou todos os grandes projetos da rede. Na época, ele tinha uma emissora nos Estados Unidos e foi ainda o criador do sistema de microondas que transmitiu a chegada do homem à Lua. O "Manchete Computers Graphics" era um dos mais avançados departamentos gráficos do mundo. Logo após a abertura foi exibido um show intitulado "Mundo Mágico", que ameaçou a liderança, ficando em muitos momentos com uma audiência superior à do "Fantástico". O show foi exibido das 20h às 22h, e tinha a intenção de mostrar o que seria a nova emissora: Adolpho Bloch prometia uma emissora baseada em no dueto programação de qualidade (não popular) e alta tecnologia. Videogame, de Roupa Nova Para dar o tom jovem à "TV do Ano 2000", a emissora estreou repleta de vinhetas com músicas derivadas da canção "Videogame", composta pelo conjunto pop "Roupa Nova" especialmente para a emissora. Num trabalho minucioso, a equipe da Manchete criou várias canções a partir da original. De todas as vinhetas, que incluía a vinheta de abertura da programação até as vinhetas interprogramas, a que trouxe a versão mais fiel à original "videogame" foi a vinheta de abertura do "Jornal da Manchete". O Show não parou por aí. Às 22hs, entrava no ar a superprodução inédita "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", de Steven Spilberg. A partir de então, a recém-nascida Manchete liderou a audiência, ficando cravando 29 pontos de audiência, ultrapassando a TV Globo. Do ponto-de-vista da concorrência, o que surgia era uma emissora com plástica jovem, audaciosa, com profissionais de ponta e tecnologicamente incomparável. A Manchete parecia preparada conquistar importante colocação nos quesitos de audiência e de faturamento. Estava no ar a "Televisão de Primeira Classe" ou "TV do ano 2000", como anunciavam seus slogans. O M mais famoso do Brasil Criado pela agência de publicidade DPZ, logo da Manchete era formado por quatro cilindros e cinco bolas, cada uma representando uma cidade onde a rede possuía emissoras próprias, formando a letra "M". As emissoras de Fortaleza e Recife não entraram no ar neste dia. Elas ainda não estavam prontas para estrear, de acordo com os mesmos padrões de qualidade e alta tecnologia que estavam implantados no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Confira a primeira grade de PROGRAMAÇÃO

Grade de Programação em 1983

SEGUNDA A SEXTA 14:58 Vinheta de Abertura 15:00 Sessão Desenho 17:00 Clube da Criança 19:00 Manchete Panorama 19:30 Manchete Esportiva 19:45 Jornal da Manchete 21:10 -seg: Trapper John-Médico (seriado) -ter: Fama (seriado) -qua: Cassie (seriado) -qui: Acredite se quiser (seriado) -sex: Caçador de Aventuras (seriado) 21:30 Sessão de Filme 23:30 Jornal da Manchete 2ª edição

SÁBADOS 15:00 Sessão Desenho 17:00 Clube da Criança 19:00 Manchete Panorama 19:30 Manchete Esportiva 19:45 Jornal da Manchete 20:30 Show Especial 21:30 As Aventuras de um Jovem(filme) DOMINGOS 15:00 Sessão Desenho 17:00 Clube da Criança 19:00 Especial Projeto UFO 20:00 JK- Sete anos sem a sua companhia (Documentário) 21:00 A Fonte dos Desejos(filme) 23:00 Filhos e Amantes-2ªParte(seriado) 0:00 VT Completo de América x Guarani

A Manchete estreou com uma programação que contava basicamente com o tripé formado por jornalismo, filmes e musicais. O Jornal da Manchete em muito lembrava a recém-inaugurada CNN dos EUA. A programação traria premiadas séries americanas como "Os Caçadores de Aventura" e "Fama", além de filmes de renome como "Guerra nas Estrelas" e "Terremoto" e ainda consagradas produções do cinema mundial. Jornal da Manchete O Jornal da Manchete era o carro-chefe da programação da emissora, e tinha ao todo 2 horas de duração. Era composto por três módulos: Manchete Panorama (entretenimento), Manchete Esportiva, Manchete Internacional e Jornal da Manchete. O carro-chefe da programação da emissora era apresentado do Rio de Janeiro por Carlos Bianchinni e Ronaldo Rosas. Já a segunda edição do jornal, que ia ao ar depois da meia-noite, era gerado de São Paulo com apresentação de Roberto Maya e Luiz Santoro. visite o site do Jornal da Manchete» Além do jornal, musicais, filmes e séries, estreou também o Clube da Criança, um programa infantil comandado pela então modelo Xuxa Meneghel. O formato, inovador na TV Brasileira, misturava números musicais, brincadeiras, desenhos animados e a presença constante das crianças no palco. Xuxa foi orientada pelo palhaço Carequinha, que deu toques circences à atração. O programa era exibido diariamente, das 17h às 19h. Clube da Criança O Clube estreou em 1983, das 17h às 19h, e marcou a estreia do formato de programa infantil que faria sucesso no país pelas décadas de 80 e 90. Também lançou Xuxa como apresentadora, que devido ao sucesso alcançado pelo programa, foi contratada em 1986 pela TV Globo para apresentar um programa nos mesmos moldes. O Clube continuou sob o comando de Angélica. A última versão do programa foi ao ar em 1998, com Débora Lagranha (Debby). Roberto D'Ávila chegou a entrevistar Fidel Castro Outro programa importante no ano da estreia foi o Conexão internacional, com Roberto D'Ávila. A cada nova edição, o jornalista entrevistava uma personalidade. O programa teve grande repercussão, e chegou a entrevistar o ex-ditador cubano, então presidente do país caribenho, Fidel Castro. No final do ano entrou no ar a revista eletrônica Programa de Domingo. Além das principais notícias do domingo, o programa tinha um forte apelo cultural cobrindo artes, espetáculos, teatro e cinema, além de matérias sobre cotidiano, comportamento, saúde e outros temas pertinentes. O Bar Academia estreou no dia 15 de agosto de 1983, apresentado por Walmor Chagas e dirigido por Maurício Shermman. A idéia era valorizar a MPB, criando um ambiente onde os artistas pudessem mostrar seu talento em um clima de bate-papo. O cenário tinha uma mesa de bar com imagens de artistas consagrados ao fundo. O programa tinha ainda como entrevistadores o jornalista Sérgio Cabral e o Poeta Geraldo Carneiro. Recebeu artistas de renome, como Tom Jobim, Chico Buarque, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

Fonte:http://redemanchete.net/artigos/artigo.asp?id=365&t=1983-Estreia-a-Rede-Manchete-de-Televisao

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 16/08/2014
Código do texto: T4924856
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.