O PODER DO NORDESTE

O PODER DO NORDESTE

Heribaldo de Assis*

O maior símbolo da inteligência brasileira ainda é um nordestino - o bahiano Ruy Barbosa, um dos mais revolucionários educadores da história do Brasil é bahiano (Anísio Teixeira) , o maior geografo brasileiro é bahiano ( Milton Santos) , um dos mais geniais poetas brasileiros é bahiano (Castro Alves) , o maior cineasta brasileiro de todos os tempos é um bahiano ( Glauber Rocha) e os romancistas que mais venderam livros no Brasil são nordestinos (Jorge Amado, José de Alencar, Lins do Rego, Graciliano Ramos etc.,).

E na música quem também manda é a Bahia (a Bahia criou o Samba, a Tropicália e colaborou com o a criação da Bossa-Nova).Portanto, quem mais contribuiu para a formação da Cultura Brasileira foi sem dúvida a Bahia e o Nordeste (de um modo geral). Inimaginável e muito mais pobre seria o Brasil sem a contribuição dos talentosos filhos da Bahia e do Nordeste – em todas as áreas culturais, científicas, artísticas e educacionais existe a importante contribuição da Bahia e do Nordeste brasileiro.

E mesmo com toda essa importância geográfica, econômica, agrícola e cultural o nordeste nunca teve o merecido reconhecimento por parte do restante do Brasil – um sintoma de insensibilidade e de ignorância por parte das outras regiões brasileiras. Portanto o Nordeste (e seu povo) é uma histórica vítima do Brasil (e não algoz do Brasil – como muitas pessoas desinformadas, ignorantes e racistas erroneamente pensam).

Se o Brasil sempre esteve em uma situação histórica adversa e ainda não atingiu todo seu potencial econômico a culpa não é do Nordeste – muito pelo contrário – a culpa é de outros Estados do Brasil : Estados que sempre detiveram o Poder presidencial através de seus representantes – representantes estes que não tiveram capacidade, inteligência e sensibilidade para melhorarem o Brasil e a vida do seu povo.

Uma simples consulta aos livros de História do Brasil pode fornecer ( aos desinformados, ignorantes e racistas) a simples constatação de que o poder no Brasil sempre esteve nas mãos da região Sudeste – houve até a Política do Café com Leite – política na qual apenas representantes de São Paulo e Minas Gerais poderiam se candidatar a presidência da República.

Portanto, os incompetentes e insensíveis representantes presidenciais da República oriundos desses dois Estados (Minas Gerais e São Paulo) sempre negligenciaram regiões como o Nordeste e o Norte – regiões que sempre contribuíram enormemente para a Economia brasileira e quase nada receberam em troca.

A histórica concentração econômica na região Sudeste criou assim uma grande desigualdade no Brasil e, por consequência, a região Sudeste tornou-se vítima do inchaço populacional – justamente por ter egoisticamente concentrado riquezas em seu próprio território – ao invés de distribuí-lo igualitariamente para o resto do Brasil.

E se o Nordeste - mesmo tendo sido submetido durante séculos, à miséria e ao analfabetismo (por culpa do Sudeste) – conseguiu produzir tantos gênios e talentos em diversas áreas culturais imaginem então o que a Bahia e o Nordeste podem produzir em termos de riquezas humanas, culturais e econômicas se obtiver do Governo Federal a devida importância necessária em forma de verbas que ajudem o Nordeste e seu povo a demonstrarem (ainda mais) o quão talentoso , criativo e genial é o povo nordestino.

E, não resta dúvida, se Cristo tivesse nascido no Brasil – Ele teria escolhido uma pequena cidade da região do Nordeste para vir ao mundo – pois o maior dos homens (Jesus Cristo) nasceu em uma pequena cidade e não em uma capital.

E diante de tanta ignorância histórica, diante de tanta insensibilidade, racismo e preconceito – pregado em uma cruz o nosso Jesus Cristo Nordestino diz: - Pai, perdoai-os : eles não sabem o que fazem, nem o que dizem e nem o que escrevem...

*Escritor, filósofo,poeta, compositor,redator-publicitário, roteirista, bahiano e Licenciado em Letras pela UESC. E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 16/10/2014
Reeditado em 01/11/2018
Código do texto: T5001293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.