Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

DIA DA
INDEPENDÊNCIA NACIONAL
Prof. Vitor Hugo

Brasileiros de meu país!
Homens de boa fé: comemoramos hoje o dia da Independência Nacional nesta idolatrada, salve, salve, Pátria Amada, Brasil.
No entanto, apesar do ato solene de 07/09/1822, perguntamos: hoje, estamos livres do jugo estrangeiro?
Eis que, nossa Constituição Pátria preceitua que somos uma “República Federativa, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo o Brasil um Estado Democrático de Direito, sob os fundamentos da soberania, da cidadania, da dignidade da pessoa humana, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e, do pluralismo político”. Nossa vigente Carta Magna afirma, no parágrafo único, do Art. 1. º:
“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos”...
Na realidade, como em relação à evolução de nossas leis, temos muitos outros motivos para comemorarmos o Dia da Independência Nacional.
No entanto, quer-me parecer, em nome da conjuntura nacional e internacional atual, cabem algumas reflexões.
Internamente, com este mar de corrupção nacional, como está nossa necessária credibilidade internacional? Neste sentido, como está a independência política do país junto a Comunidade Internacional de Nações? Como melhorar este status quo?
Perguntamos: este estado de fragilidade nacional citado, realmente, nos proporciona plena soberania interna, e, principalmente, externa? O que daí é necessário ser mudado?
E o exercício da cidadania no chão pátrio, como é na realidade? Será que a maioria da população está exercendo, com irrestrita independência, seu direito de votar e ser votado? As cidadãs e cidadãos estão em condições de exercitar o direito subjetivo dos chamados “Direitos e Garantias Fundamentais”, sem outras intervenções, diretas ou indiretas? Vivemos, na prática, uma democracia plena? Por que os Partidos Políticos não organizam seus Centros de Estudos e Debates Políticos, ditado por lei, de forma definitiva, criando condições para que as tomadas de decisões políticas atinjam a legitimidade plena?
Será que os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa estão atingindo a maioria da população, em bem-estar?
Vivemos o pluralismo político, com ideologias partidárias plenamente definidas, onde os partidos políticos são fortes e apresentam um conjunto de idéias e programas de metas, claramente definidos e amplamente informados ao povo, cujos líderes, quando no Poder, cumprem tal plataforma amplamente, possibilitando aos cidadãos pátrios a realização de seus ideais, geradora da legitimidade dos Governantes e do progresso nacional?
Tenho refletido muito sobre estes temas. E, diante desta realidade, conclamo a todos os amantes deste chão maravilhoso, Rondônia, aqui, agora, o futuro do Brasil desenvolvido, cidadãs e cidadãos brasileiros:
Por seus filhos, netos e gerações futuras, trabalhem suas participações nos vários segmentos que podem influenciar às necessárias mudanças sociais, no Brasil, em busca de uma ordem mais justa e de um progresso mais pleno; criando as condições necessárias para estabelecermos uma justiça social interna, e, a nível externo, sermos capazes de melhor influenciar para a feitura de uma Nova Ordem Econômica Mundial, capazes de nos tornar um Estado desenvolvido e pronto a melhor influenciar decisões sobre a Sociedade Internacional, em prol da realização plena dos Direitos Humanos, ao direito do desenvolvimento plena das potencialidades espirituais do homem inclusas.  Plantem hoje, para o futuro de nossos filhos e netos, nossos governantes amanhã, em Luz Mental e Emocional, criando a Melhor Criação, Divina, para nossos pósteros.
Viva o Brasil!!
Trabalhemos por Ele!
Que haja Luz. Que haja mais ética.
O que cada um acreditar é o que acontecerá. O Senhor do Tempo o confirmará para Todos, do Amor, do Poder e da Sabedoria Divinas.

Quem viver, verá.


Porto Velho, 07 de setembro de 2005.

Amando a Essência Divina Individualizada Em Você, em Vocês, para Expansão na LUZ,
Aqui, Agora, Desde Sempre, Enquanto na Roda da Vida, e Além, Como Expansão Constante do Todo, na Vontade Maior, Eternamente, En Luz,

Trabalhando Por Rondônia, Pelo Brasil,
Aqui, Agora,

In Sugestão:
E que cada um de nós Seja Capaz de Doar o que não lhe for útil para o irmão próximo, pois isto será uma benção renovadora, em prol de todos os necessitados.
Saibamos que, assim, estaremos semeando no Cosmos, sempre fértil, para o nosso próprio porvindouro, em Abundância Plena, necessitados que somos, não só do Pão Físico, mas do Eterno: justo e perfeito.

Haja LUZ. Haja Ética.

Prof. Vitor Hugo Bitencourt da Silva

Sócio Fundador da Associação Rondoniense de Poesia – ACARP
Sócio efetivo e Comendador da Ordem da Confraria dos Poetas Brasil – OCPOETAS BRASIL
DOUTORANDO
E-mails: vhbbrasil@yahoo.com.br
Facebook: Vitor Hugo Silva
Prof Vitor
Enviado por Prof Vitor em 15/09/2005
Reeditado em 02/10/2014
Código do texto: T50661
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citar autoria e informar este site como aquele onde a obra está publicada). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Prof Vitor
Porto Velho - Rondônia - Brasil
142 textos (19423 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 17:07)