Jovens Senadores

Anualmente, um estudante de escola pública de cada Estado e do Distrito Federal é selecionado por meio de um concurso de redação do Senado, para passar uma semana em Brasília, vivenciando o dia a dia de um parlamentar. É o programa Jovem Senador, que já está na 7ª edição. Logo após tomarem posse, em novembro, os estudantes se dividiram em três comissões: Direitos Humanos e Meio Ambiente (CDHUMA), Financiamento da Educação (Cefin) e Comissão de Educação (Ceduc), para debater as sugestões legislativas que, se aprovadas, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde podem ser transformadas em projetos de lei e tramitar na Casa.

Entre os projetos aprovados pelos estudantes está o 4/2014, que cria o programa Bolsa Jovem Estudante. O texto institui o pagamento de R$ 250,00 a alunos matriculados no ensino médio da rede pública com renda mensal igual ou inferior a R$ 600,00 per capita, tenham sido aprovados sem necessidade de exame de recuperação no ano anterior e não sejam beneficiários do programa Bolsa Família. Outra proposta (5/2014) dispõe sobre o serviço de assistência a estudantes do ensino médio da rede pública e privada, para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho, por meio da aplicação de testes vocacionais, estágios e cursos preparatórios. O objetivo é diminuir a evasão, nas faculdades, provocada pelo desconhecimento prévio dos estudantes, acerca dos cursos escolhidos.

Aline Guedes
Enviado por Aline Guedes em 12/12/2014
Código do texto: T5067454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.