Recuperação de nascentes
    
     (Norma Aparecida Silveira de Moraes)

     Muitas nascentes se perderam com o desmatamento e nem com um bom técnico ambiental serão recuperadas. Mas ainda assim, muitas poderão ser recuperadas com a plantação de árvores nativas, aonde atrairá a umidade e sombra nestas áreas.
     Com as chuvas os lençóis freáticos absorvem estas águas que ficam armazenadas no solo, fixadas com o auxílio das matas ciliares, os mananciais são preservados. E cada nascente vai se ajuntando a outra e mais outras até formar o rio.
     Muitos proprietários de terras cortaram suas matas primitivas, nativas,  para fazer carvão ou retirar madeiras para vender, muitas vezes por ignorância mesmo. Mas as consequências muitas vezes são irreversíveis. Tudo vai secando drasticamente, a terra perde seu valor, pois não há como criar gado ou fazer plantação.
     Não adianta só chover, pois a água vai escorrendo até encontrar o caminho para o mar, se não tiver os rios e matas que a segura e fixe no lençol freático.
     Muitos acham que se chover as represas ficam cheias, sim, elas ficam quando há as nascentes e matas para irem abastecendo, caso contrário logo se perde, com o uso ou escorrimento também dos rios.
     Feliz do proprietário que preservou ou preserva suas matas ciliares nas beiradas dos córregos, lagos e rios. Muito com a ganancia de alguns trocados colocaram tudo a perder e hoje sofre com a seca e o arrependimento. Quanto mais água possui uma propriedade, mais valor ela tem.      Além do uso próprio serve para abastecer lugarejos, comunidades, casas e cidades.
     Espero que realmente não seja tarde demais, mas agora os governos estão acordando para este fato, já que para sobreviver, seja na zona rural ou cidade é só com água. Sem água morremos de sede, não há indústrias que geram empregos... A demanda de água é imprescindível a sobrevivência da vida...  
     Nos deparamos com tantos acidentes ambientais, até por conta das enchentes, mas pouco destas águas são aproveitadas por caírem em locais que não agregam valores para as represas, pois muito destas águas passam distantes das mesmas, caindo e se concentrando aonde há concentração de cidades, aonde não há como absorver rapidamente a água da chuva, por conta do asfalto e construções.
     Se cada pessoa que for viajar por onde há fazendas, propriedades rurais e puder falar sobre o assunto, aconselhar e mostrar o quanto é importante salvar e preservar as nascentes, teremos dado um grande passo para combater a falta de água futura em nossas torneiras.
     Preservando as fontes de água doce, estamos preservando a vida e o ecossistema. O suprimento de água potável, é a preservação da natureza, e nossa como parte integrante desta.




imagem da internet google