Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu é um intelectual que tem sua base na filosofia. Preocupa-se com o senso crítico das pessoas e também em promover debates através da sociologia.

Se destaca no campo das ciências sociais por dar muita importância as estruturas simbólicas na leitura do mundo social, fazendo debates sociológicos.

Para ele os intelectuais são pessoas dominadas pelos grupos dominantes.

Ele ainda alerta os jornalista sobre o papel da mídia, para que os campos da democracia, política e cultural não sofram interferência

Caracteriza a falta de autonomia como um grande problema encontrado no meio para defender os próprios interesses dos mesmos.

Ele almeja um jornalismo capaz de discutir a sociedade com autonomia.

Bourdieu levanta discussões sobre os meios de comunicação, alertando sobre o poder deles sobre o funcionamento cultural, da democracia e da política e mostrando a manipulação do jornalismo a favor de fontes, anunciantes e políticos. Propõe um curto- circuito através da ‘’lei do meio’’, criticando a produção cultural.

Bourdieu almeja o jornalismo isento á imposições de audiência, buscando a legitimidade.

Segundo ele deve- se afasta a ideia ilusória de existem ‘’ intelectuais sem laços e raízes’’ , mostrando que há interesses específicos , mesmo que quase imperceptíveis. Destaca que os intelectuais são uma fração dominada por obter influências de interesses maiores em seus pensamentos e dominantes por deter o capital cultural.

Podemos então concluir que Bourdieu situa-se como um estudioso preocupado com as discussões sociais de ideias. Baseando na filosofia que dá estruturas simbólicas, analisando o mundo através do ‘’construtivismo, estruturalista’’ , de forma a articular os níveis diferentes de realidade pelas micro e macro sociológicas.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 03/08/2015
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T5333508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.