Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ordem na Casa




Como colocar ordem na vida de forma que a arrumação de nossas coisas não seja um suplício que nos tire a liberdade e nos aborreça?

Sabemos muito bem que a desordem nos faz perder muito tempo; um documento que não encontramos, uma conta que sumiu e deixamos de pagar, o telefone celular que desapareceu na bagunça de uma mesa de escritório desarrumada.

Colocar ordem na casa implica ordenar a mente e adestrar a inteligência.

Uma inteligência que tem dificuldade de se concentrar, de estar atenta, ou mesmo muito esquecida, por desinteressar-se pelo que faz, pelo trabalho que executa, encontrará grande dificuldade por ordenar a mente.

E como se faz isto?

Tudo principia com o reconhecimento da própria incapacidade.

“Tudo o que sei é que nada sei”, disse Sócrates, a personagem de Platão, reforçando a idéia de que o princípio do processo para a aquisição de qualquer conhecimento é o reconhecimento da própria ignorância.

Ordenar a vida deveria significar colocar ordem na mente; aquietar o burburinho mental, conhecer os pensamentos – gritões que estão a nos empurrar de lá para cá como se fôssemos marionetes e exercitar a inteligência todos os dias, adestrando a observação, o entendimento, o juízo e a capacidade de pensar, de criar. Ordenar a vida implica um trabalho metódico, diário, sistemático.E se não somos capazes de criar um método para seguirmos neste sentido, conveniente seria procurar e se informar com quem já tivesse percorrido este caminho através de um método previamente estabelecido.

A ausência de si mesmo, o pensar em nada proposto por doutrinas exóticas como sendo um exercício de meditação benéfico é tão absurdo como pretender parar o movimento dos astros ou do próprio Universo, é pretender ir de encontro à Lei de Movimento. Tudo se movimenta e vibra no Universo. Assim também a mente humana deve movimentar-se inteligentemente, aperfeiçoando-se e ampliando-se para conectar-se com a Mente Universal, nossa grande casa que está a nos ensinar a ordem, o movimento e a evolução.

www.nagibanderaos.com.br
Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 28/09/2005
Código do texto: T54493
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (87988 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 14:32)
Nagib Anderáos Neto