Charlotte Rampling, uma das indicadas ao Oscar de melhor atriz, soltou o verbo. Ela não concorda com o boicote à cerimônia porque não existem atores negros na disputa.
 
Segundo Charlotte isso é racismo contra os brancos. A atriz disse que talvez os atores negros não merecessem estar na reta final.
Também tentou minimizar a discussão explicando que os feios (menos bonitos), branquelos e os negões costumam sofrer problemas.
 
Essa posição contraria a recente decisão de artistas negros afirmando que não comparecerão ao Oscar.
Tudo começou após o cineasta Spike Lee tornar oficial sua indignação dizendo que não vai prestigiar a entrega da famosa estatueta.
 
* Discordando de Charlotte, admito que os branquelos (brancos demais) podem sofrer a ação racista, mas, salvo as poucas exceções, os negões (negros demais) sofrem muito mais, pois ninguém costuma destacá-los nas telas quentes nem fora do cinema, pisando o mundo real.
Aqui, no nosso querido Brasil, a situação é complicada. As novelas não cansam de trazer mocinhos engomadinhos, enjoadinhos e branquinhos.
Os artistas negros ocupam as cozinhas ou senzalas quando o enredo pretende reviver a época da escravidão.
Apesar do papo furado, ninguém observa a situação mudar.
 
Em 28 de fevereiro, data do Oscar, se o boicote prevalecer, o fato talvez faça nascer uma compensação nada espontânea nos eventos futuros.
Pode não ser a melhor saída.
 
* Sondando apenas a disputa do Oscar, eu assisti O Regresso.
O filme merece todos os elogios. Leonardo Dicaprio brilha e justifica ser o grande favorito a levar o Oscar de melhor ator.
Certa vez, bem novinho, ele encarou o Titanic. Caso a gente esqueça as excessivas frescuras girando em torno do casal Jack e Rose, admitimos que o moço atuou muito bem comandando a aventura tão melosa.
Claro que essa participação gerou bastante desconfiança.
 
Mas o rapaz seguiu compondo ótimos personagens.
Confesso que jamais o vi realizar uma atuação ruim,
 
* Agora, se Leonardo conseguir ignorar o sério problema da exclusão dos negros, que não curtirão a festa nem aparecerão nos filmes destacados, o talentoso rapaz provavelmente desfrutará uma noite inesquecível.
 
E o Oscar vai para...
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 23/01/2016
Reeditado em 23/01/2016
Código do texto: T5520364
Classificação de conteúdo: seguro