Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Lado Negro do Chocolate

“O lado negro do chocolate” (The Dark Side of Chocolate), documentário dirigido por Miki Mistrati e U. Roberto Romano, divulgado em 2010, é uma grave denúncia contra as indústrias produtoras de chocolate quanto ao emprego de mão de obra escrava infantil nas fazendas de cacau na Costa do Marfim, na áfrica.

O documentário cobra uma intervenção das autoridades competentes com uma legislação específica que abranja todos envolvidos no processo, direta e indiretamente e, ao mesmo tempo, busca conscientizar a sociedade sobre um problema maquiado, trazendo à tona uma polêmica sobre marcas famosas como Hershey, Nestlé, Barry Callebaut dentre outras que se beneficiam de fornecedores que infligem diversas leis internacionais.

O aliciamento dos menores é feito a partir de pontos estratégicos, como rodoviárias, e o transporte até às fazendas é feito por traficantes que utilizam motocicletas para facilitar o contorno de qualquer fiscalização e até uma possível fuga. O vídeo evidencia o tráfico de crianças para o trabalho escravo nas plantações de cacau. As crianças aliciadas são vendidas como mercadoria a qualquer um que as encomende e que possa pagar. A matéria também traz personagens que lutam para combater o tráfico, porém, seus esforços se mostram quase irrelevantes diante da magnitude do esquema perpetrado pelos exploradores. Outro ponto importante, é que as principais marcas do setor, assumiram o compromisso de erradicar totalmente o trabalho infantil no setor chocolateiro até 2008, porém, ainda em 2010 a principal mão de obra utilizada era infantil.

É evidente a falta de fiscalização efetiva e o descaso das autoridades quanto ao tráfico de crianças na fronteira. Fato é que são indevidamente beneficiados com o trabalho ilegal. Uma vez que a economia do país é baseada no cultivo do cacau, vindo a ser um dos maiores exportadores do mundo. Não se pode negar que o governo prioriza a economia do mercado em detrimento dos direitos humanos, submetendo frágeis crianças a trabalhos árduos sem a mínima proteção. É necessário também que outras matérias, de mesmo cunho, sejam impulsionadas e motivadas a pressionarem e cobrarem das autoridades nacionais e internacionais e das empresas envolvidas uma intervenção pujante e efetiva, para enfim cercear o notório trabalho infantil.

Referência:
https://www.youtube.com/watch?v=ozSRWm7VcVE
Geovani Rodrigues
Enviado por Geovani Rodrigues em 25/04/2016
Reeditado em 29/04/2016
Código do texto: T5616099
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar nos créditos a autoria de Geovani Rodrigues e mencionar a fonte: http://www.recantodasletras.com.br/autores/geovanibr) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Geovani Rodrigues
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
36 textos (6507 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/17 11:52)
Geovani Rodrigues