UM ENDEREÇO ONDE SE RESPIRA ARTE

Sem sombra de dúvida, Nova Iorque possui alguns dos melhores museus do mundo.
Dentre os muitos, que a cidade abriga, está o MET - Metropolitan Museum.
Não posso dizer que seja o museu que mais gosto, na Big Apple, pois, o MoMA, o Museu de História Natural, o Guggenheim, dentre outros, que há por aqui, são maravilhosos. Mas, sem dúvida, o MET é um dos meus preferidos.
Sábado dia 13 de agosto, fui novamente visitá-lo. Cheguei perto das 11h, (ele abre às 10h), e mais uma vez me impressionei pela beleza que há desde a escadaria externa, e por toda a imensa fachada.
Desde que piso o interior do museu, respiro arte, e começo um maravilhoso passeio pelo tempo, rico em cultura, história, e beleza, que custa tão pouco, pois o ingresso é de US$25, mas você pode pagar o quanto quiser. Uma nota que merece menção, essa. 

Assim que me vejo caminhando pelos corredores do museu, sinto gratidão e respeito, por todos aqueles que se empenharam em edificar esse, e tantos outros museus, que há belo mundo afora, não fossem eles, e boa parte da história da arte, se perderia na poeira do tempo. 
O Metropolitan é um dos maiores Centros de Arte do Mundo. No ano de 2012, foi o segundo museu mais visitado do planeta. Seu acervo abrange 5 mil anos de cultura, de todas as partes do globo.
Ele foi aberto em 13 de abril de 1870, e desde 30 de março de 1880, o MET existe no endereço atual. Em 1902 os Arquitetos Calvert Vaux e Jacob Wrey, projetaram a estrutura Gótica, desenhando a fachada, que é o cartão postal do MET.

Sempre que tenho a oportunidade de vir ao Metropolitan, visito antes o site do museu, e vejo o mapa, assim me programo no que quero visitar com calma, com isso, evito me distrair, pois, tudo no museu é magnífico, a arte faz pouso em cada cantinho. Então, vou com um roteiro mais ou menos estabelecido, para ver o que mais me interessa durante a visita.
É bom que se diga, mesmo chegando perto da hora da abertura, como eu cheguei, e saindo perto da hora de fechar, (aos sábados fecha às 21h) como eu saí, é totalmente impossível conhecer todas as dependências do MET. 
Nessa minha visita, quis me deter na Galeria de Pinturas Europeias, onde estão reunidas obras de: El Greco, Velázquez, Rembrandt, Gauguin, Van Gogh, Picasso, entre muitos outros renomados artistas. Nessa área está também o Tempo Egipcio "Dendur", um presente do governo daquele país aos EUA, em reconhecimento da ajuda Americana para salvar os monumentos de Abu Simbel.

Se a fome bater, não há problema, o Metropolitan conta com nove opções de restaurantes, que vão do simples ao chique. Isso viabiliza ainda mais o aproveitamento do tempo, pois em menos de uma hora eu degustei uma saborosa refeição, a um preço bem convidativo, pois, escolhi um restaurante de avaliação $$. Em seguida voltei com a disposição renovada para continuar minha deliciosa peregrinação pelas salas espaçosas, e lindas do MET.
Nova Iorque é reconhecidamente uma das maiores metrópoles do planeta, sob vários aspectos, em se tratando de arte, creio que a cidade não deixa qualquer dúvida. E o MET, é um dos endereços que merece ser visitado por quem está, ou pretende conhecer a Big Apple.



(imagem: Lenapena - Fachada do MET)
Lenapena
Enviado por Lenapena em 21/08/2016
Reeditado em 22/08/2016
Código do texto: T5735535
Classificação de conteúdo: seguro