INSÔNIA E A MELATONINA

Antoni BigCuore*

Data: São Paulo,SP., 3a feira, às 17.27 horas

Local: Brasil

-------------------------------------------------------------------

"O mundo está cheio de curiosidades. Que qualquer um de nós pode ser feliz como um rei". (Poeta Robert Louis Stevenson)(1)

------------------------------------------------------------------

Mais de 50%, da população mundial sofre, de alguma forma, de distúrbios do sono, segundo a OMS. (Organização Mundial da Saúde).

Antes de mais nada, vamos seguir os caminhos que nos conduzem a um bom sono.

A glândula PINEAL, desempenha papel fundamental para que se tenha uma boa noite de sono. Pois, é ela que segrega o hormônio chamado MELATONINA.

Pois, a Melatonina, começa geralmente a ser liberada a partir das 21 horas. Ela depende de um quarto bem escuro, pois que o "raio azul", emitido pelo sol e mesmo pelas luzes noturnas, sinalizam para o cérebro que é "dia", e imediatamente a melatonina para de ser produzida.

O Dr.Lair Ribeiro, médico cardiologista e nutrólogo, sugero para quem tem problemas de insônia, que usem um óculos chamado de "BLUE RAY BLOCKER", cuja tradução seria mais ou menos isso: bloqueador do raio azul. Diz ele que é uma forma de se enganar o cérebro e, dessa forma, o raio azul é bloqueado, e a pessoa pode ver televisão a noite ou mesmo o computador que não vai afetar o seu sono.

DICAS PARA UM BOM SONO E PARA VIVER FELIZ:

0.1. Um bom colchão e um bom travesseiro.

0.2. Quarto super arejado e bem escuro(assim a melatonina é liberada).

0.3. Não dormir de estômago vazio.(coma apenas alimentos leves à noite). Salada mista com uma fatia de pão integral ou torrada e suco de uva. A uva é maravilhosa, contém revesterol que substância extremamente ANTIOXIDANTE. Afarroba (espécie de cacau light) uma colher pequena rasa misturada no igurte, também ajuda no sono.

0.3. Não leia na cama, mas se o fizer leia, por exemplos, os Salmos.(a oração sempre ajuda).

0.4. Ore a Deus para que lhe dê um sono reparador.(Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo, eu te suplico, concedei-me um sono reparador de todas as minhas energias, físicas, mentais, espirituais e emocionais. Obrigado Senhor por mais um dia de vida que me concedeste).

0.5. Faça um leve alongamento e procure RELAXAR o máximo possível seu corpo.(diga bem baixinho: todos os músculos de meu corpo estão relaxados, relaxados completamente relaxados, totalmente descontraídos. Estou em perfeita PAZ, tranquilidade e serenidade. Vou dormir um sono maravilhoso e amanhã acordarei me sentindo otimamente bem.

Note que a nossa mente subconsciente fica mais sensível e receptiva, quando o nosso corpo está totalmente relaxado.

Corpo tenso, rígido, as glândulas supra-renais sao obrigadas a trabalhar em excesso, liberando mais adrenalina e, por eonsequencia, Você demorará mais tempo para dormir.

0.6. Evite remédios para dormir. Só mesmo em circunstâncias especiais determinados pelo seu médico. (clonazepam, por exemplo, causa dependência).

0.7. Alimentação funcional ajuda e muito. Que é alimentaçao funcional? É aquela que, além de nutrir, tem um caráter terapêutico. Cereais integrais, nozes, castanhas, damasco, amendoim, sementes de Chia, linhaça. A chia é rica em cálcio e magnésio, minerais maravilhosos que relaxam e ajudam na qualidade do sono. Cálcio, potássio e magnésio, este é o trio cinco estrelas!

0.8. Vida sentimental. Namore, mesmo que você seja casado(namore sua esposa, claro!). Para manter o glamour de um relacionamento, é imperativo oxigená-lo sempre!!!

0.9. Trabalhe numa área em que goste. Quem trabalha visando somente o dinheiro, estará sempre inquieto e faz mal até para a saúde física.

0.10. Faça exercícios físicos. Por exemplo, uma bela caminha diária ou tres vezes por semana. É ótimo para liberar as tensões. Não se esqueça de fazer alongamentos, após o corpo estar aquecido. Portanto, caminhe até o corpo se aquecer por uma meia hora e depois faça o alongamento.

0.11. NUNCA ABANDONE SEUS IDEAIS!. Os sonhos nos movem para uma vida mais feliz!

-------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor, técnico em nutrição. Acesse e divulgue seu Blog Bem Viver Brazil - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

Seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

(1) citado no livro, Psicologia da Auto Imagem, editora Best Seller, página 80. Maltz, Maxwell.

------------------------------------------------------------------