Explicação do livro: Então você pensa que é humano.

Obra escrita pelo professor doutor em história pela universidade de Oxford, Felipe Fernándes Armesto.

A ideia fundamental, que a espécie sapiens não é tão humana, como imaginou, a não ser por um conceito ideológico antropológico.

As novas descobertas da Biologia, sobretudo, estudos comparativos do DNA molecular, todas as espécies se remontam a um DNA único do qual remontam todas as formas de vida.

Com efeito, a espécie sapiens é apenas uma variação das espécies, como as demais são variações, próxima ao DNA primata.

Sendo dessa forma, o homem não é o centro da evolução, perspectiva sem qual não é entendível a evolução sapiens.

Do ponto de vista da evolução, o homem está sendo confundido com sua forma evolutiva, o fato de caminhar ereto, a diferença corporal com os demais animais.

Entretanto, após o mapeamento do DNA entre as espécies, o que se sabe cientificamente, somos parentes de todas as variáveis evolutivas.Todavia, a nossa evolução está muito próxima dos símios.

Os humanos são macacos, não apenas pela comprovação genética, entretanto, por meio da abordagem cultural, o que foi revelado por pesquisas de laboratórios, que os chimpanzés têm as mesmas capacidades laborais de cognição.

Os macacos aprenderam aspectos interessantes da linguagem, antes foram consideradas apenas dos humanos.

Outro fundamento que deve ser compreendido, na natureza, foi encontrado entre os macacos, elementos não considerados como produtos, somente do instinto, entretanto, da construção cognitiva.

As recentes descobertas, a percepção pelos estudos comparativos de DNA, as variáveis evolutivas, possibilitaram o entendimento, de elos superados como perspectiva da evolução das diversidades de espécies.

Diante de tudo isso, o homem, é apenas uma variável resultada das diversidades, de um único mecanismo propulsor da vida, que remonta a uma célula primeira propulsora da vida.

Consequentemente, a coerência da lógica científica, o entendimento sapiens, o homem apenas um animal comum, como qualquer outro bicho, teve a sorte de desenvolver com maior eficácia a cognição.

Os macacos, especialmente os chimpanzés, desenvolveram o uso da linguagem, a fabricação de ferramentas, sobretudo, a imaginação simbólica do domínio das coisas.

Com efeito, a autoconsciência, os humanos e os chimpanzés, objetivamente são iguais, com mais de 99,04% de semelhança de DNA.

Os humanos são macacos nus, a única diferença, que conseguiram na evolução a cognição construída, o mérito da evolução, o desenvolvimento de uma consciência sofisticada por meio da linguagem.

Entretanto, do ponto de vista da existência, a finalidade última, a respeito do homem, nenhuma diferença em relação as demais espécies, qual a significação da vida, nenhuma.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/01/2017
Reeditado em 24/01/2017
Código do texto: T5891495
Classificação de conteúdo: seguro