TRUMP: O COLLOR DOS EUA

TRUMP: O COLLOR DOS EUA

HERIBALDO DE ASSIS *

Ironicamente a História se repete – se repete através de outros cenários e de outros personagens (que, apesar de terem nomes diferentes desempenham o mesmo papel) – o mesmo papel que inicia-se como uma mera ilusão e culmina em desilusão e tragicidade.

Parece que a História é uma velha mestra que apresenta aos alunos a mesma lição para ver se eles realmente aprenderam, para constatar se os mesmos erros crassos não serão repetidos. Mas, infelizmente, a humanidade não é uma boa aluna e repete os mesmos erros históricos – erros que levaram Hitler ao poder na Alemanha nazista, erros que elevam ao poder novos ditadores, novos anticristos como Putin (da Rússia), Bashar al-Assad (da Síria) e Kim Jong-um (da Coréia do Norte) – nefastos e sanguinários homens que não hesitam em matar o próprio povo para manterem-se no poder, homens que impõem a censura, a ditadura, o medo, o terror...

Agora mais um desses homens foi galgado ao poder: Donald Trump (dos Estados Unidos) – um homem despreparado para o qual a ilógica política americana (na qual quem recebe menos votos ganha) concedeu-lhe o direito de governar a nação mais rica e bélica do mundo – assim, além de poder político Trump tem ao seu dispor milhares de bombas atômicas que, se disparadas, podem iniciar a Terceira e última Guerra Mundial !

E isso constituiu o maior erro da humanidade: conceder poder a ditadores, conceder a anticristos armas atômicas e o direito de decidir quem deve morrer ou quem deve viver... A ilusão gerada pela figura de Trump nos Estados Unidos na eleição para presidente em 2016 é a mesma ilusão que foi gerada por Fernando Collor de Melo na eleição para presidente da República do Brasil em 1989. Posso até estabelecer os seguintes paralelos sociais, políticos e psicológicos entre as figuras de Trump e Collor : a) Donald Trump e Fernando Collor são oriundos de famílias abastadas – não conheceram , portanto, as dificuldades da maioria do povo que vive na miséria e nem sentiram na pele adversidades sociais,econômicas e raciais (pois além de serem ricos, ambos são brancos) ; b) Trump e Collor apresentaram um discurso nacionalista em suas campanhas e tentaram (imageticamente) repassar ao público uma idéia de modernização e renovação política ; c) Trump e Collor são meninos ricos que decidiram brincar de serem presidentes de um país .

Portanto, a mesma história que ocorreu no Brasil de 1989 (com a eleição de Fernando Collor) está ocorrendo nos Estados Unidos de 2016 (com a eleição de Donald Trump) – e muitos estão apostando que o final desse remake político será o mesmo – ou seja, assim como Collor não chegou ao fim de seu turbulento mandato provavelmente Trump também não chegará ao fim de seu mandato.

Por isso é que digo : estudar História, Filosofia e Sociologia são os melhores antídotos contra a ignorância – se os alemães tivessem sido sábios Hitler jamais teria chegado ao Poder – mas até quando a ignorância humana vai gerar mais Hitleres ? Pois para gerar novos Hitleres é muito fácil : basta conceder Poder aos homens errados !

* Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário, Roteirista e Licenciado em Letras .E-mail :herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 24/01/2017
Reeditado em 24/01/2017
Código do texto: T5891580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.