Os diversos currículos: José Carlos Libânio, matéria para concurso público de diretor de escola São Paulo 2017.

Currículo Tradicional: Disciplinas compartilhadas, uso permanente do livro, ensino reprodutivo, mataria centralizada no professor, detentor absoluto do saber, aluno apenas como receptor de conteúdos.

Currículo Racional-tecnológico, denominado de tecnicismo, proposto como transmissão de conteúdos, linguagem elaborada, reprodução sistêmica, definido como competência, restringe ao saber fazer.

Escola novista progressista: Aproveita o interesse do aluno, professor entendido como aquele que facilita aprendizagem, a constante valorização da pesquisa, a valorização do aspecto psicológico do aluno.

Construtivismo: pedagogia construída por Jean Piaget, a ideia central, entende o aluno como sujeito da construção do sabe, o aluno responsável pelo desenvolvimento intelectual, o professor organizador e facilitador do conhecimento.

O construtivismo tem influenciado, as ciências da cognição, neurofisiologia, linguística, neurociência, entretanto, a teoria de Vygotsky, variável interacionista, de fundamento histórico cultural, o construtivismo de Vygotsky tem finalidade de facilitar no desenvolvimento cognitivo psicológico.

Pedagogia sócio crítico ou histórico social, duas tendências, a valorização das questões políticas na educação, na formação da consciência crítica, abordagem como entendimento da realidade, como finalidade transformação das relações sociais.

Objetivo eliminar a justiça social defende autonomia do aluno, como sujeito político histórico, interesse social e coletivo.

Currículo integrado ou globalizado, autores de influência espanhol, currículo integrado, considera a questão da globalização na aprendizagem, a valorização da interdisciplinaridade, objetiva a integração do conhecimento, tem como fundamento aprender a aprender.

A escola torna um lugar a construção do saber, por meio de métodos e projetos.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/02/2017
Reeditado em 22/02/2017
Código do texto: T5920385
Classificação de conteúdo: seguro