A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Manoel Rodrigues de Abreu Matos

A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Trabalho final de conclusão do Curso do Livro Didático no âmbito do Programa Formação pela Escola.

RESUMO

Este estudo tem como tema o livro didático e sua conservação, objetivando compreender a importância da conservação do livro didático para o processo de ensino-aprendizagem. Para chegar aos resultados pretendidos, foi desenvolvida uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de ensino do município de Olindina-BA. Como referenciais teóricos foram utilizados os seguintes autores: Soares (2002) e Vesentini (2007). Chegamos à conclusão que os livros didáticos ainda são as únicas vias de acesso ao saber elaborado, tornando-se um companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, favorecendo a aquisição do saber e que a escola não desenvolve ativamente os mecanismos de incentivo ao cuidado, preservação e devolução do livro didático. Devido à sua importância o livro didático merece atenção e dedicação em seu uso, a conservação ser enfrentada com muita consciência pois o livro é um patrimônio público de muitos alunos.

Palavras chave: Livro didático; Acesso; Preservação; Conscientização.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

IMPORTANCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM .....................................................................................................05

A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO ........................... 06

ANALISE DOS DADOS COLETADOS .................................................................. 06

DO QUESTIONÁRIO APLICADO À GESTORA ......................................................07

DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES........................................07

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS .........................................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................08

REFERÊNCIAS ........................................................................................................10

APÊNDICES ..............................................................................................................11

INTRODUÇÃO

“O livro didático constitui um elo importante na corrente do discurso da competência: é o lugar do saber definido, pronto, acabado, correto e, dessa forma, fonte única de referência e contrapartida dos erros das experiências de vida.” (VESENTINI, p.166). Como é possível depreender da pontuação de Vesentini, o livro didático ocupa uma posição privilegiada no cenário educacional brasileiro, chegando, inclusive, a ser o único meio de cesso ao saber.

Apesar do surgimento de novas metodologias de ensino, o livro didático continua reinando absoluto, como o material didático mais utilizado nas escolas. Em decorrência da precariedade educacional no Brasil, o livro didático acaba por determinar os conteúdos a serem trabalhados, além de sugerir as estratégias de ensino. O livro didático ainda é o instrumento de trabalho de docentes e alunos, ele compõe o cotidiano escolar há mais de dois séculos.

Como sabemos, os livros didáticos têm durabilidade de três anos, sendo ao final de cada ano, devolvidos para que outros estudantes possam utilizá-los no ano seguinte. Assim, conservação do livro didático é de grande valia, haja vista o seu reaproveitamento. Desse modo, torna-se necessário compreender a importância da conservação do livro didático para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, deve-se analisar como o livro didático é utilizado pelos professores e alunos e identificar qual a importância do livro didático para a aprendizagem dos alunos.

Primeiramente, fizemos o levantamento bibliográfico para melhor conhecermos o conteúdo. As fontes consultadas foram: Soares (2002) e Vesentini (2007). Em seguida, realizamos a pesquisa de campo em uma escola da rede municipal de ensino da cidade Olindina-BA, através dos instrumentos de coleta de dados, como entrevistas com professores, alunos e gestor, por meio de questionários, além das observações acerca da utilização dos livros didáticos. Dessa forma, este estudo apresenta abordagens qualitativa e quantitativa, na medida em que analisamos e interpretamos a realidade estudada por meio dos objetos de coleta de dados acima mencionados. Em sua maior parte, esta pesquisa tem cunho qualitativo descritivo, também conhecido como estudo de caso.

Este estudo está divido estruturalmente em duas partes. Na primeira, apresento um panorama geral acerca da importância do livro didático e de sua conservação para a aprendizagem dos alunos. Na segunda, apresento a contextualização da pesquisa de campo, através da análise das entrevistas, das e das observações.

IMPORTANCIA DO LIVRO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

É de suma relevância na vida escolar e social do discente e do docente para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Mas, como sabemos, o livro didático é constantemente criticado, visto como o culpado pelas mazelas do ensino público no Brasil. Nós, educadores, somos conhecedores de que o problema não é o livro didático em si, mas a concepção que se tem de um ideal de livro didático, como uma obra capaz de solucionar todos os problemas do ensino e capaz de substituir o professor.

Há o papel ideal e o papel real. O papel ideal seria que o livro didático fosse apenas um apoio, mas não o roteiro do trabalho dele. Na verdade isso dificilmente se concretiza, não por culpa do professor, mas de novo vou insistir, por culpa das condições de trabalho que o professor tem hoje. Um professor hoje nesse país, para ele minimamente sobreviver, ele tem que dar aulas o dia inteiro, de manhã, de tarde e, freqüentemente, até a noite.

Então, é uma pessoa que não tem tempo de preparar aula, que não tem tempo de se atualizar. A conseqüência é que ele se apóia muito no livro didático. Idealmente, o livro didático devia ser apenas um suporte, um apoio, mas na verdade ele realmente acaba sendo a diretriz básica do professor no seu ensino. (SOARES, 2002, p. 2).

Como aponta Soares (2002), correto seria o professor compreender o livro didático tão somente como um instrumento metodológico, dentre vários, possíveis possibilitar condições de ofertar um ensino de qualidade. Nessa perspectiva, é importante pontuarmos que a diferença primordial do uso do livro didático se encontra na intervenção continuada do professor e a sua intermediação entre o livro didático e o aluno.

Sabe-se que o livro didático possui vantagens e desvantagens, como qualquer recurso dessa natureza. Porém, quando utilizado devidamente, o livro didático torna-se um material fundamental, haja vista a possibilidade que ele oferece de organizar e sistematizar os conteúdos explícitos, além de incluir métodos de aprendizagem dos conteúdos. Podemos, dessa forma, afirmar que o livro eficiente ou ineficiente vai depender da maneira como o professor vai utilizá-lo no processo de ensino-aprendizagem.

A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribui, a cada três anos, volumes de livros didáticos para os discentes das escolas públicas brasileiras. Esses exemplares devem ter vida útil de no mínimo três anos. Assim, os livros didáticos servirão como material de apoio para três estudantes diferentes. Tornam-se evidentes a importância de práticas que visem à conservação desses livros que em muitos casos, são os únicos meios de acesso ao conhecimento elaborado.

Nessa perspectiva, toda a comunidade escolar, principalmente os gestores, coordenadores pedagógicos e professores, devem assumir o compromisso de incentivar, conscientizar e orientar as famílias e os alunos acerca da conservação do livro didático, além de encorajar a devolução dos livros. A não conservação dos livros didáticos e a ausência de devolução causam, além dos gastos públicos, prejuízos à aprendizagem de outros alunos que podem ficar sem o livro no ano seguinte ou, mesmo que o tenha, em péssimo estado.

Como registrado acima, a conservação e preservação do livro didático, além de possibilitar o acesso ao saber, também dos futuros alunos, auxilia na construção do senso de responsabilidade e no desenvolvimento da prática de cidadania dos atuais alunos.

ANALISE DOS DADOS COLETADOS

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A reflexão feita até aqui, mostra a importância do livro didático para o processo de ensino – aprendizagem do aluno, bem como aponta também a relevância da conservação desse recurso pedagógico para uma boa qualidade da educação escolar. Considerando essas questões, realizamos uma pesquisa de campo para compreendermos a importância da conservação do livro didático para o processo de ensino-aprendizagem em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Olindina-BA. Assim, faremos a seguir, a análise dos dados resultantes da pesquisa de campo.

DO QUESTIONÁRIO APLICADO À GESTORA

A gestora escolar foi questionada acerca dos pontos positivos dos programas do livro. Segundo ela, os programas do livro auxiliam para melhorar a qualidade do ensino e desenvolver a leitura de alunos e professores. Cada um dos programas tem um papel fundamental. Desse modo, todos que compõem a comunidade escolar, têm que desempenhar suas atribuições com êxito. Os Programas do Livro, mesmo com todos os desafios, possibilitam que, principalmente, os alunos, haja vista a carência cultural, tomem parte dos processos educacionais, colaborando para a garantia e permanência na escola. Além dos benefícios para os alunos, os programas do livro auxiliam também os professores, na medida em que, além dos livros didáticos, há ainda os livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que auxiliam na fundamentação teórica e metodológica.

O segundo questionamento foi sobre os cuidados com os livros didáticos. Segundo a gestora, não há um trabalho voltado especificamente para esse fim. Mas, os professores são orientados constantemente para conscientizarem os alunos acerca dos cuidados com o livro, haja vista a alegação de que outros alunos os utilizaram no ano seguinte. Além disse, afirmou a gestora, no momento de entrega dos livros didáticos para os alunos, os pais ou responsáveis, assinam um termo de responsabilidade e comprometimento sobre os cuidados que devem ser adotados, juntamente com os filhos para conservação do livro.

DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES

Aos professores, inicialmente, foi questionado se utilizam o livro didático em aula e com que freqüência. Como já se esperava, em coro, a maioria absoluta afirmou a utilização do livro didático. Pelas respostas, ficou evidente que o livro é utilizado com frequência máxima. Desse modo, confirmamos a hipótese de que o livro ainda é a única fonte de acesso ao conhecimento sistematizado.

A segunda questão, indagou-os sobre a importância do livro didático. No geral, as respostas foram semelhantes, alegando-as que o livro didático é uma ferramenta fundamental para a obtenção da cultura e para o desenvolvimento da educação institucionalizada. Segundo eles, como os alunos não têm a cultura de comprar livros, os didáticos ofertados pela escola, acabam sendo os únicos recursos que eles dispõem para adentrarem no mundo letrado.

A última questão foi sobre os procedimentos adotados pela escola para a conservação do livro didático. No geral, os professores alegaram que adotam atitudes isoladas, como orientação sobre a conservação, conscientizam os alunos sobre a devolução dos livros. Pelo que foi possível depreender dessas respostas, ficou claro que a escola não desenvolve nenhum projeto sobre a conservação do livro didático.

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS

Perguntou-se aos discentes quais são os livros didáticos que eles mais utilizam. Responderam que todas as disciplinas que possuem livros didáticos, os professores utilizam-na freqüentemente em sala de aula, como meio para se abordar um conteúdo e também responderem às questões sinalizadas no livro. Em seguida, perguntamos aos alunos quais são os procedimentos adotados para possibilitar a conservação dos livros didáticos. Responderam que não adotam nenhum procedimento. Segundo eles, os professorem os alertam constantemente sobre a importância de preservar o livro didático. Alguns alunos responderam que não se preocupam com a conservação do livro, pois sempre recebe livros velhos, até mesmo rasgados.

Dessas respostas, compreendemos que o livro didático, para o aluno, constitui ainda, a única fonte de ingresso ao mundo letrado. Acerca da conservação e preservação do livro, os alunos demonstraram não ter a devida noção de cuidado. Compreendemos ainda, que a escola falha no que se refere à conscientização concreta sobre os cuidados com o livro didático.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como foi exposto no decorrer deste trabalho, o livro didático ainda constitui a única forma de acesso ao saber elaborado. Por um lado, devido à situação socioeconômica e cultural das famílias brasileiras que impedem o contato dos alunos com os livros extra-escolares. Por outro lado, as metodologias limitadas dos professores priorizam apenas os livros didáticos como recursos pedagógicos. Assim, o livro didático assume função primordial na vida escolar do aluno. Considerando a relevância do livro didático para a formação crítica e reflexiva do aluno, haja vista a política do programa do livro didático, torna-se necessário o desenvolvimento do senso de responsabilidade quanto aos cuidados que devem ser adotados por todos que compõem a comunidade escolar.

Desse modo, a escola, principalmente a equipe gestora, juntamente com a coordenação pedagógica e o corpo docente, deve desenvolver mecanismos que viabilizem as práticas de conservação, preservação e devolução dos livros didáticos para que os alunos do ano seguinte possam dar continuidade aos estudos.

REFERÊNCIAS

SOARES M. B. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na Cibercultura.

Educação e Sociedade: dez. 2002, v. 23. n. 81, p. 141-160.

VESENTINI, José William. A questão do livro didático no ensino da Geografia Novos caminhos da Geografia in: ALESSANDRI, Ana Fani. Caminhos da Geografia. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Apêndice A: Questionário aplicado aos gestores

1. Quais são os aspectos positivos dos programas do livro?

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2. Quais são os procedimentos adotados pela escola para a conservação do livro didático?

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Apêndice B: Questionário aplicado aos professores

1. Você utiliza o livro didático em suas aulas? Com que frequência?

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2. Considerando sua larga experiência profissional, qual a importância do livro didático para o processo de ensino-aprendizagem?

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3. Quais são os procedimentos adotados para possibilitar a conservação dos livros didáticos?,

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Apêndice c: Questionário aplicado aos alunos

1. Quais são os livros didáticos que você possui? Utiliza em todas as aulas?

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2. Quais são os procedimentos adotados para possibilitar a conservação dos livros didáticos?,

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Manoel R
Enviado por Manoel R em 22/02/2017
Código do texto: T5920639
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