BREXIT GERA TENSÕES E UM NOVO ATENTADO EM LONDRES

"Um alto grau de tensão ronda Londres neste momento. Em dia de sessão ordinária parlamentar , um suspeito foi baleado e morto pela polícia nos arredores do Parlamento Britânico após ferir, ao menos, dez pessoas. A primeira-ministra britânica estava presente na sessão plenária no exato momento em que o atentado ocorria.

Houve pânico e algumas pessoas foram atropeladas intencionalmente no entorno do Parlamento, local onde se encontra o Big Ben e que recebe alta concentração de turistas todos os anos. O Governo Britânico já trata o episódio como terrorismo, embora as circunstâncias da fatalidade ainda estejam sendo investigadas. Sabe-se que duas pessoas morreram no incidente e que um policial fora esfaqueado na entrada do Parlamento. Constantes manifestações contra e a favor da permanência do país na União Européia tem sido observadas após o plebiscito popular ter decidido, pelo menos inicialmente, pelo Brexit. Obviamente isso tem causado grande instabilidade política na região, levando outras nações, como a Escócia, a seguir pelo mesmo caminho.

Temos percebido uma Europa, atualmente, receosa e amedrontada pelas ameaças à sua hegemonia, seja pela descontrolada imigração, seja pelas tensões no campo político e econômico. A investigação ainda prossegue, porém , percebemos um simbolismo importante neste caso: hoje faz um ano do atentado ocorrido na Bélgica onde 32 pessoas morreram.

De fato, a segurança naquela que é a cidade mais vigiada do mundo falhou. Se for constatado a atuação de um "lobo solitário", perceberemos, mais uma vez, o desafio de lidar com terroristas desta espécie. Uma certeza já temos neste evento: a constatação de um mundo cada vez mais instável e propenso ao caos".