Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação Para a Vida

Um dos investimentos de maior retorno é o empregue na educação. Quantos esforços e sacrifícios para que os filhos possam estudar; quantas frustrações quando isto não é possível.

A educação básica é necessária para o encaminhamento das soluções dos problemas materiais, mas insuficiente para a solução dos de convivência, morais e espirituais. Muitas pessoas, com esmerada educação convencional, são desprovidas da integral, humanitária, moral, familiar, que parece ser algo que não se aprende nos bancos escolares.

Falta ao ser humano uma educação para a vida; uma educação vital relacionada com a conduta individual e com o relacionamento e convivência consigo mesmo e as outras pessoas.

As dificuldades na convivência, na adaptação à realidade do mundo, as tristezas e a insatisfação, tão comuns hoje em dia, têm sua raiz nesta falta de capacidade pessoal que escola alguma tem ensinado.

No âmbito da educação convencional é possível compensar a sua falta através da aquisição de uma cultura geral obtida através de leituras e mesmo nas viagens que se possa fazer preenchendo aquele vazio.

Pode-se viajar através dos livros e sobre as asas do pensamento de um autor que nos leve a zonas de conhecimentos, zonas mentais que nunca imagináramos que pudessem existir. Julio Verne conheceu Terra através dos livros; vaticinou descobertas e empreendimentos, percorreu, mentalmente, o futuro. A escritora Taylor Caldwel, com seu romance sobre a Atlântida, resultado de um sonho da adolescência, e tantos outros escritores, significando que o espírito humano tem a prerrogativa de viajar e penetrar no futuro, ou revisitar o passado através de obras deixadas por outros homens, como num verdadeiro túnel do tempo.
 
Viajar para o passado ou para o futuro a partir da dimensão na qual nos encontramos é perfeitamente possível.

No entanto, nem tudo o que se pode aprender está nos livros. Há muitos conhecimentos que podem estar, embrionariamente, dentro de nós, ou na palavra instrutiva de quem tenha experimentado e dominado conhecimentos com os quais sequer sonhamos.

Ao que tudo indica, parece ser o aprendizado, a busca e a conquista de conhecimentos, a finalidade maior da vida do ser humano neste planeta.

Saber e conhecer é a questão do momento, de uma nova cultura que deverá orientar a humanidade do futuro.

www.nagibanderaos.com.br
Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 14/10/2005
Reeditado em 20/09/2012
Código do texto: T59582
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Nagib Anderáos Neto www.nagibanderaos.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (87987 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 00:24)
Nagib Anderáos Neto