A diferença das dialéticas: Hegel e Marx.

A diferença das dialéticas: Hegel e Marx.

Marx entende a dialética com um movimento social e político fruto da Revolução Industrial e da filosofia liberal. Com efeito, sua concepção difere do movimento hegeliano, contrariamente, uma antítese da dialética de Hegel.

Marx reconhece as ideias gerais da dialética de Hegel, entretanto, propõe a desmitificá-la como conservadora e justificadora do status quo liberal.

Qual o verdadeiro motivo da crítica de Marx formulada em relação a dialética de Hegel. Marx entende Hegel, a sua filosofia como instrumento acadêmico legitimador da dominação econômica.

Por outras palavras do Estado liberal, fruto da Revolução Industrial, e da filosofia iluminista. Desse modo, a dialética de Hegel é afirmação do Estado burguês. Marx antagonicamente a destruição.

As diferenças fundamentais, na dialética de Hegel, as contradições cumprem papel de aperfeiçoamento dos estágios inferiorizados em relação ao desenvolvimento econômico na perspectiva do liberalismo.

Portanto, o caminho para Estado político está certo, é uma questão de aperfeiçoamento dentro da própria evolução do capitalismo, o que Marx entende como mistificação do espírito.

Para Marx sua dialética leva ao enfrentamento, da destruição do liberalismo econômico, o Estado fundamentador da economia de mercado.

Para Marx a dialética tem uma função revolucionária no entendimento do fluxo da realidade política social.

Aprende as contradições, permitindo compreender a história não apenas os estágios na evolução do próprio sistema como pensa na evolução de um capitalismo mais aperfeiçoado.

Marx procura ver as transformações históricas no caminho da eliminação da sociedade capitalista, superação da economia de mercado.

Diferentemente de Hegel, Marx não concebe a história andando sozinha, dirigida por um espírito espirito absoluto denominado de razão.

Com efeito, sua visão de mundo interfere no processo histórico.

Portanto, sobretudo, a sua dialética tem como objetivo superar o modo de produção capitalista em defesa da economia planificada, contrário, ao Estado liberal propõe a criação do socialismo.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/04/2017
Reeditado em 28/04/2017
Código do texto: T5983510
Classificação de conteúdo: seguro