20 sinais de que você pode ser narcisista!

Segundo a Fundação de Doenças Mentais, menos de 1% da população sofre de narcisismo. No entanto, é possível reconhecer alguns sintomas dessa condição em certas pessoas sem que elas sejam, de fato, diagnosticadas como narcisistas. Veja 20 sinais de que você pode ter esse transtorno de personalidade.

01. Você exagera seus sucessos

Em conversas com amigos, o narcisista "exagera realizações ou talentos", segundo a Fundação de Doenças Mentais, com base em critérios descritos no Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais (DSM-5), que serve como referência para a psiquiatria. Mas não se deixe enganar, essas autopromoções muitas vezes escondem uma autoestima muito frágil.

02. Você não tem empatia

Como os narcisistas acreditam que o mundo gira em torno deles, eles têm dificuldade de se colocar no lugar de outras pessoas. Eles “não querem ou relutam em se reconhecer ou se identificar com os sentimentos e necessidades dos outros", segundo a Fundação de Doenças Mentais.

03. Você vive como se fosse um "vencedor"

Os narcisistas vivem com medo de que o lado obscuro, a maldade, as falhas e o egoísmo deles sejam revelados. Segundo o Dr. Joseph Burgo em seu livro The Narcissist You Know (O Narcisista que Você Conhece, em tradução livre), eles estão constantemente lutando para serem vistos como vencedores porque têm medo de serem perdedores.

04. Você quer ser reconhecido como superior

Mesmo se nunca tiverem colocados os pés em um palco, os narcisistas vão querer ser vistos como os melhores músicos do mundo. Um narcisista "espera ser reconhecido como superior sem ter as realizações ou conquistas necessárias para isso", de acordo com a Fundação de Doenças Mentais.

05. Você tem objetivos ambiciosos

Na busca pela perfeição, os narcisistas são completamente absorvidos por suas fantasias. Eles sonham ter "sucesso, poder, beleza e brilho ilimitados ou o amor ideal", observa a Fundação de Doenças Mentais.

06. Você acredita que é especial

Não exatamente um ser divino, mas quase. Se os narcisistas não recebem um tratamento VIP, eles podem ficar desapontados. Segundo a Fundação de Doenças Mentais, os narcisistas "acreditam que são especiais e únicos e só podem ser compreendidos por, ou associados a, outras pessoas ou instituições de status elevado".

07. Você quer o melhor de tudo

De acordo com a Clínica Mayo, um narcisista "insiste em ter o melhor sempre". Narcisistas querem dirigir os melhores carros, treinarem nas melhores academias, comerem nos melhores restaurantes e viverem nos bairros mais chiques.

08. Você se coloca em um pedestal

A Clínica Mayo afirma que apesar de o transtorno de personalidade narcisista se parecer bastante com autoconfiança, há uma diferença entre os dois comportamentos. O narcisismo vai além da confiança saudável, já que os narcisistas acreditam que são superiores e se colocam em um pedestal. Eles acreditam que valem mais do que os outros.

09. "Eu quero tudo e quero agora"

Os narcisistas acreditam que merecem tudo o que desejam. Eles querem tudo, e na hora que querem. O narcisista tem "expectativas irracionais de receber um tratamento favorável ou concordância automática com as expectativas deles", explica a Fundação de Doenças Mentais.

10. Você busca aprovação a qualquer custo

Espelho, espelho meu, existe alguém mais belo do que eu? Um indivíduo com uma personalidade narcisista constantemente "requer aprovação", afirma a Fundação de Doenças Mentais.

11. "Não fui eu, foi ele"

Acha que pegou um narcisista no flagra? Impossível! Os narcisistas são especialistas em manipular situações para se colocarem como vítimas, desviando a culpa de quaisquer acusações feitas contra eles para outras pessoas.

12. Você é homem

Na maioria das vezes, são os homens quem são diagnosticados com personalidade narcisista. A Fundação de Doenças Mentais estima que entre 50% e 75% das pessoas diagnosticadas com narcisismo são homens.

13. Você usa os outros para conseguir o que deseja

Quer uma promoção, mas não tem as competências necessárias para isso? Para consegui-la, narcisistas usarão sua capacidade de persuasão e seu carisma para convencer o chefe a dar a eles o que querem. Esse é um exemplo de como os narcisistas podem usar as pessoas a sua volta para conseguir o que querem.

14. Você fica bravo facilmente

Em The Narcissist You Know (O Narcista que você conhece, em tradução livre), o Dr. Joseph Burgo explica que, como os narcisistas não conseguem tolerar qualquer crítica e têm uma tendência a interpretar comentários inocentes feitos pelas pessoas ao redor como críticas, eles ficam nervosos facilmente. E, porque este é mais um dos complexos deles, eles frequentemente negarão que estão com raiva ou chateados.

15. Você não mede esforços para chegar ao topo

Os narcisistas querem o melhor. Ter grandes objetivos os torna ambiciosos e incrivelmente competitivos.

16. Você é invejoso ou acredita que os outros são

Como narcisistas querem estar no topo, se eles não estão, eles ficarão com ciúmes ou inveja dos outros. Por outro lado, eles podem achar que os outros têm inveja deles sem ter provas consistentes ou razões para isso.

17. Você domina as conversas

Por que ouvir os outros quando o que você tem a dizer é tão interessante? Para ser o centro das atenções, os narcisistas interrompem as outras pessoas descaradamente quando elas estão falando e dominam as conversas.

18. Você menospreza os outros

Uma das maneiras de os narcisistas provarem que são os melhores é menosprezando as outras pessoas. Eles fazem isso constantemente ridicularizando os outros ou fazendo comentários desdenhosos sobre eles quando não estão por perto. Um narcisista "demostra arrogância e têm atitudes e comportamentos esnobes", de acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Transtornos Mentais (DSM-5).

19. Você mente

Mais uma vez, as ações deles visam mantê-los no topo. Se um narcisista é pego no flagra, ele não pensará duas vezes antes de mentir ou distorcer os fatos para sair de uma situação em que possa ser visto como imperfeito.

20. Você seduz

Para conseguir o que querem, os narcisistas usam seus poderes de sedução e manipulam psicologicamente as pessoas à volta. Você se identifica com vários desses pontos? Se sim, procure ajuda. Em muitos casos, a psicoterapia tem se mostrado eficaz no tratamento desse transtorno de personalidade.

Créditos: MSN.com (Informação da "Fundação de Doenças Mentais")

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 28/04/2017
Código do texto: T5983543
Classificação de conteúdo: seguro