O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

 
    Nesse imenso mundo de desigualdades em que os problemas sociais são muitos e interferem decisivamente na vida dos cidadãos, o Empreendedorismo social surge como importante ferramenta de contribuição para o desenvolvimento social de um povo rumo à construção de uma sociedade mais justa.
   Enxergar os problemas sociais e usar a criatividade, a ousadia e a persistência, buscando encontrar caminhos para solucioná-los, corresponde a uma atitude empreendedora que precisa ser cada vez mais valorizada em tempos atuais.
     Partindo dessas ideias torna-se importante fazer a seguinte interrogação: Será que a nossa sociedade tem formado e valorizado os empreendedores sociais?
     Esse questionamento representa o ponto de partida para uma importante reflexão sobre o processo de transformação social de um povo, num cenário em que impera o desemprego e a crise econômica.
     Impulsionar o desenvolvimento por meio do Empreendedorismo social na sistemática de construção de uma sociedade mais justa e igualitária torna-se ação social relevante para qualquer profissional em qualquer área do conhecimento humano.
    Apesar da grande inversão de valores claramente percebida em tempos atuais, o que explica a frieza e o desprezo de muitos pelas causas sociais, não se pode negar que existem do outro lado, pessoas das mais diferentes classes que se preocupam com o social e lutam de forma incansável para transformar a sociedade, fazendo o uso de atitudes inovadoras, iniciativa e persistência, buscando a solidariedade e estimulando outras pessoas a agir também de forma empreendedora.
     Qualquer cidadão pode assumir o papel de empreendedor social. Seja um gari ou um juiz, desde que esteja disposto a oferecer um pouco do seu tempo em prol do desenvolvimento de uma sociedade, buscando ajudar, apoiar ou solucionar um determinado problema social estará assumindo a função de empreendedor social. Essas ações só acrescentam valores positivos na vida de uma pessoa, bem como influenciam a construção de uma dinâmica de cidadania que toca a sociedade em sua essência efetivamente humana.
    Nessa perspectiva de interação social proporcionando a criação de novas ideias, novos caminhos e possibilidades para que todo indivíduo tenha a oportunidade de construir uma equilibrada história de vida é que o empreendedorismo social adquire a sua maior força.
  Assim nessa lógica de colaboração social, busca-se a melhoria da qualidade de vida de uma população, à medida que se procura preparar o cidadão para o exercício de um trabalho, proporcionando assim, o seu crescimento pessoal e profissional, bem como a possibilidade de exercer com dignidade a sua cidadania.
    É importante destacar que a cultura do “Empreender” deve ser ensinada e promovida desde a infância para que todos possam construir as habilidades empreendedoras necessárias para atuar com eficácia nesse mundo de constantes mudanças.
    Contudo, na busca pela superação dos diferentes problemas sociais torna-se viável propor projetos que valorizem a participação de cada cidadão na construção de uma sociedade melhor.
    Nesse sentido, vale também enfatizar que os projetos sociais representam uma importante maneira de aproximação e identificação dos problemas existentes numa comunidade e por meio da construção de soluções criativas, tentar resolvê-los.
    Uma sociedade preocupada com o seu capital social necessita de pessoas empreendedoras com um olhar sistêmico de mudança, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico e social e estabelecer metas sustentáveis para o futuro.
    Por fim, pode-se reconhecer que o Empreendedorismo social representa a criação de novas oportunidades de desenvolvimento social, orientadas pela inovação e pela criatividade na construção de novas formas de agir e enfrentar os obstáculos econômicos, superar os problemas sociais, buscando soluções que agreguem melhorias para qualidade de vida de um povo, contribuindo assim, para o bem estar coletivo.
Marcos Antônio Lenes de Araújo
Enviado por Marcos Antônio Lenes de Araújo em 26/06/2017
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T6038373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.