ASSASSINO ECONÔMICO

ASSASSINO ECONÔMICO

O vídeo abaixo, depoimento de um "assassino econômico" não é ficção. Seu autor existe e o vídeo é parte de uma autobiografia de John Perkins, de 2004. Conta a história de sua carreira como consultor da empresa Chas. T. Main, cargo para o qual teria sido recrutado por um membro da Agência de Segurança Nacional estadunidense, NSA. Seu trabalho consistia em atuar como um assassino profissional altamente remunerado para lesar países ao redor do mundo em golpes de trilhões de dólares.

Os assassinos econômicos atuariam manipulando recursos financeiros do Banco Mundial, da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), além de outras organizações internacionais e estadunidenses. Através de empréstimos, eles canalizariam verbas de países para grandes corporações e famílias abastadas que controlam grandes fontes de recursos naturais.

Perkins afirma que seus instrumentos de trabalho incluem relatórios financeiros adulterados, pleitos eleitorais fraudulentos, extorsão, sexo e assassinato. Um assassino econômico seria um empregado do imperialismo nos tempos da globalização.

Se você fosse tão rico a ponto de ter as maiores contas nos principais bancos.

Tão poderoso a ponto de ter empresas empregando milhões de pessoas em dezenas de países, e com negócios que são tão significantes que afetam o PIB desses países.

Se você estivesse entre os 1% que detêm 50% do dinheiro do mundo inteiro, seja sincero...

Você faria algo para perder esse poder apesar apenas para melhorar a situação do resto do mundo, principalmente dos miseráveis? Faz sentido o que ele diz, para você, ainda mais diante de tantas coisas que vêm ocorrendo justamente nos países que estão sempre com dificuldades econômicas e que parecem nunca conseguir alcançar os países avançados?

TEXTO: ¨Pense, é grátis¨

https://pt.wikipedia.org/…/Confiss%C3%B5es_de_um_Assassino_…

COMENTÁRIO:

Tem coerência o que ele fala e nós sabemos que é possível essa condição ocorrer. Na história da humanidade, quase todos os grandes impérios agiram dessa forma... o Império Romano, o Sacro Império Romano Germânico (primeiro reich de Carlos Magno), o Império Mongol de Gengis Khan, e outros.

Mas foi a partir do império inglês, com o advento da revolução industrial, que o capitalismo mostrou toda sua face, seu apetite monetário voraz para benefício de poucos, resultando no Império Americano, que no meu entender, pelas circunstâncias da modernidade e contemporaneidade, como o grande avanço das comunicações de massa, é o maior e mais influente de todos.

Entretanto, há um detalhe que comumente é ignorado por esses líderes imperialistas, detalhe que consegue derrubar até o maior dos impérios da Terra e que se instala silencioso, de forma imperceptível até mostrar seus primeiros sinais e sintomas de doença... falo do movimento dialético, da força inexorável de reequilíbrio dialético, ideia fundamental, de influência hegeliana no conceito marxista de socialismo, que faz com que, no caso do capitalismo radical ou dito ¨selvagem¨, o feitiço vire contra o feiticeiro. Por isso essas periódicas crises econômicas que afetam todo o mundo desde 1929.

Marco Antônio Abreu Florentino