COMPANHEIRISMO

Francisco de Paula Melo Aguiar

O que é companheiro? É um adjetivo substantivo masculino, aquele que e/ou o que acompanha, segue, faz companhia e/ou vai e/ou anda em companhia de alguém. Portanto, enquanto substantivo masculino, companheiro significa que é o individuo que participa das ocupações das atividades, das aventuras e/ou do destino de outro individuo. O grau de companheiro representa uma síntese histórica e doutrinária do obreiro da arte real para ascender o mais alto grau maçônico e que teve origem a partir de 1670.

O termo companheirismo vem de “companheiro” e/ou de companhia, andar e/ou estar com alguém. Tem origem epistemológica do latim “cum”, igual a “com” mais “Panis”, igual a pão, no sentido e/ou significando o grupo social e/ou comunidade que repartia o pão entre si, literalmente falando. Isso tem sentimento de solidariedade e/ou de simpatia, que direta e/ou indiretamente nasce naturalmente entre os indivíduos que matem entre si freqüência em termos de contatos e/ou de convivência e/ou sentimentos análogos. Ainda que por mera suposição e/ou criação quer dizer que existe no mínimo uma afinidade de gosto, de opiniões e/ou de atitudes entre os membros grupais envolvidos e/ou interagindo entre si com os mesmos objetivos e atitudes solidárias.

A convivência é a interação social fundamental de todo e qualquer grupo social, comunitário, filosófico, sociológico e associativo. É a raiz que mantém de pé toda e qualquer afinidade de gosto e respeito à religiosidade e a afiliação partidária social partidária ideológica alheia. Cada indivíduo tem o direito de ser único e diferente em todos os aspectos formais e informais, diante de sua condição humana e social. É ser livre em sua plenitude segundo a ética vivencial e emocional do grupo.

A solidariedade é menor que ter amizade, porque ter amizade implica necessariamente em ter laços afetivos sólidos, o que poderá não obrigatoriamente se dirigir e/ou se conduzir, enquanto processo solidário.

É por isso que nem sempre é fácil de achar no meio da rua, bons e fies companheiros, para tanto se exige um processo lento observacional em termos de escolhas, haja vista que os indivíduos portadores de caráter fraco sempre se deixam arrastar, inúmeras vezes, por outras pessoas que na realidade são perniciosas em termos sociais, éticos e morais. Em sentido particular, o termo amizade é direcionado e/ou empregado no sentido da intimidade conjugal de fato existente entre marido e mulher, algo nunca firmado em qualquer tipo de contrato matrimonial, por exemplo.

Assim sendo, companheirismo, companheiro e/ou companhia tem diversos significados, inclusive aquele que se refere ao ato humano de repartir o mesmo pão. O companheiro maçom deve aprender usar as seis ferramentas e/ou faculdades indispensáveis na construção da arte real: o malhete, o cinzel, a régua, o compasso, a alavanca, e o esquadro. Por fim, o companheiro maçom necessariamente em sua viagem deve procurar a sétima faculdade essencial e/ou central, referente a letra “G”, portanto, a sétima letra do alfabeto latino, de onde virá o conhecimento perfeito que o levará ao Magistério da Arte Real.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 20/07/2017
Código do texto: T6060063
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.