Isolados pelo mundo virtual!

A cada dia que passa a internet entre em cena e nos oferece mais uma possibilidade de facilitar nossos serviços, além de novas opções de entretenimento para os mais jovens, principalmente para os adolescentes.

Tempos atrás ver televisão era uma diversão familiar. Assim, em dias determinados, principalmente aos domingos, a família se reunia para assistir a um programa, que passava no único canal existente.

Novas opções de uso!

Mas isso já não existe há tempos e, dia a dia, o que se vê são novas opções de uso da internet, novas modalidades e funções e assim, cada componente da família pode escolher qual programação prefere assistir na TV, (mas via internet), bem como quando e como quer assistir.

Há também uma gama de ferramentas que disponibiliza os diversos programas, que atendem a todos os gostos e com isso cada um, fica, muitas vezes só, a assistir um filme, um documentário, um desenho animado ou outra programação qualquer.

Isso leva a sociedade a perder muito do que realmente deveria ser, passando a ser uma sociedade “antissocial”, individualista e solitária, pois perde ou reduz a capacidade de se comunicar.

Conversa virtual X conversa tradicional!

Ao priorizarmos a conversa virtual, a conversa tida como “tradicional”, perde espaço e deixa de ser encarada como uma conversa “normal”. Ela passa a ser mais difícil, pois estamos acostumados a conversar via teclado, assim, falar em bom tom a determinado público ou mesmo com um colega, torna-se cada vez mais difícil, pois nos especializamos em falar com uma máquina.

Tão logo nascemos, ou melhor, mesmo antes de nascermos, já somos “bombardeados” pela tecnologia que nos vicia e assim, passamos a gostar de jogos online, fazemos nossas compras e pagamentos via internet ou construímos nossas amizades virtuais.

Seja para o que for a internet está sempre à mão para “resolver” nossos problemas, satisfazer nossas necessidades ou caprichos e até mesmo para falar com um amigo que está ao lado, preferimos falar via máquina.

Vidas virtuais!

Embora tenha seu lado positivo, não podemos esquecer que a internet possui também um lado que afeta nossa saúde física e psíquica. Tanto assim, que já existem estudos comprobatórios da chamada “Compulsão à internet”.

São problemas que chamam a atenção de pais e demais educadores, para que fiquem alertas e passem a monitorar o tempo de uso da internet, principalmente pelas crianças.

Mesmo porque, crianças e adolescentes necessitam de contato humano e não podem ficar isoladas diante de “vidas virtuais”.

Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. Em Educação

O respeitar faz bem!