Elvis Presley

Elvis Presley nasceu em Tupelo, em 08 de Janeiro de 1935. Foi um cantor, músico e ator norte-americano, mundialmente denominado como o Rei do Rock. Considerado um dos pioneiros do Rock and Roll, Elvis sobressaiu na década de 50 e 60 não só pela forma extravagante e ousada como dançava e se mexia, mas, principalmente pelo timbre de voz que o destacava devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular.

O jeito de cantar e dançar de Elvis era contagiante e fazia admiradores em todas as faixas etárias e classes sociais, embora fosse condenado pelos conservadores, que o considerava um atentado aos bons costumes. Indiferente às críticas, Elvis dançava e requebrava com sua guitarra, num estilo empolgante e revolucionário para a época.

O estilo irreverente do cantor, que na década de 60 era filmado da cintura pra cima por conta de seu rebolado indiscreto para os padrões da época, ajudou a moldar o próprio Rock, através de sua voz, seus passos de dança e suas roupas. Em outras palavras, Elvis era muito mais do que o "Rei do Rock", Elvis era o próprio Rock! Com sua voz poderosa de barítono e seu jeito negro de dançar e cantar, inspirado no blues sulista, Elvis disseminou o Rock in Roll pelos quatro cantos do mundo, mesmo sem nunca ter feito uma turnê fora dos Estados Unidos. No mundo inteiro, legiões de fãs o idolatravam. "Os pais o abominavam, as garotas o adoravam e os rapazes imediatamente o copiavam”.

Em 16 Agosto de 1977, Elvis faleceu em Memphis, estado norte-americano do Tennessee. Ele se foi, mas o legado de sua música continua vivo no imaginário social, na memória do tempo como um dos melhores cantores do século XX. Seu timbre absolutamente único continua ressoando em todo o mundo com o mesmo encanto que lhe foi peculiar.

As notas de sua guitarra até hoje vibram em nossos sentidos com esse gosto de saudade. Saudade de um tempo que não vivi.