OREM TODO O TEMPO NO ESPÍRITO

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” Efésios 6:18

Ontem em nossa Escola Dominical, surgiu esse versículo para comentarmos. A nossa professora é uma mulher bastante esclarecida a respeito das coisas, mas conseguimos enxergar uma barreira quando comentamos esse versículo.

Esse é um problema pois muitas vezes estamos entranhados tanto em um sistema religioso, que mesmo que a Bíblia esteja dizendo algo muito claro, nós não queremos enxergar.

Ela dizia que devemos viver em espírito de oração e a nossa vida será uma oração, desde que estejamos em Deus. Isso está certo, mais ou menos. Nós precisamos orar e não só imaginar que estamos orando. Eu já havia ouvido essa explicação, que está mais para uma resposta meio esfarrapada do que a verdade que a Bíblia nos mostra.

Em qualquer versão de Bíblia que você leia esse versículo, é possível notar que é impossível desmembrar a oração, aqui, do Espírito Santo. O que alguns leem é que devemos orar o tempo todo, todo o tempo. Mas não é só isso que está escrito no versículo. O que está escrito é que devemos orar o tempo todo no Espírito. Parece que há uma diferença em orar sempre e orar sempre no Espírito. Se Paulo quisesse dizer que devemos orar sempre, ele o teria dito, mas ele acrescentou que devemos orar sempre, no Espírito.

Paulo é o grande ensinador sobre a vida no Espírito, da Bíblia. Paulo não iria errar tão feio num versículo desses, se ele não quisesse mesmo dizer o que disse. Parece ser bastante claro que existe uma diferença entre orar e orar no Espírito. No linguajar de Paulo, orar é orar da forma natural, com o entendimento, como ele mesmo diz:

“Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” 1 Coríntios 14:14,15

É muito claro que Paulo está falando de dois níveis muito diferentes de oração. A oração mais comum é orar com o entendimento, com a mente, no meu raciocinio, mas o outro nível é orar no Espírito, é orar em línguas.

Efésios 6.18 ensina que devemos orar o dia todo, todo o tempo, no Espírito, ou seja, em línguas. E isso pode ser muito radical para quem aprendeu de forma errada o que significa o Batismo com o Espírito Santo. O Batismo não é o fim da carreira cristã, mas o começo. Temos muitos ensinamentos sobre ser batizado com o Espírito Santo, o que já é um entendimento errado, pois o Batismo com o Espírito Santo foi a capacitação histórica da Igreja. E de maneira alguma alguém deve entender que o sinal do batismo é falar em línguas, pois não é. O sinal que a Igreja foi batizada, ou capacitada, para começar a obra evangelística em poder, assim como Cristo tinha poder e disse a eles para esperarem em Jerusalém até serem cheios do Espírito e receberem poder, é o Espírito Santo. O sinal do Batismo da Igreja é a presença do Espírito Santo e não o dom de línguas incompreensíveis. O sinal do poder na Igreja é o Ministério do Espírito Santo estar operante agora em nosso meio.

As línguas em Atos 2 não eram imcompreeensíveis, mas entendidas pelos viajantes que as ouviam. O díscipulos falaram línguas em russo, alemão, espanhol, chinês e por ai vai. Eles não sabiam o que falavam, mas quem ouvia entendia o que o Espírito lhes dizia.

Paulo é muito claro ao dizer que devemos orar todo o tempo em línguas, no Espírito, na revelação, tomado pelo Espírito. É esse o sentido: tomado pelo Espírito Santo, falando em línguas ou não. Devemos orar na influência, debaixo, no poder do Espírito o tempo todo, todo o tempo. Devemos orar no fogo do Espírito. Devemos orar insuflados pelo Espírito. Devemos orar na direção do Espírito. Devemos orar cheios do Espírito. Devemos orar transbordantes no Espírito. Devemos orar no Espírito.

O que é muito diferente de orar no entendimento. Querendo ou não, orar no entendimento é um nível muito raso de oração. Orar na minha mente, no meu entendimento, nos meus pedidos, nos meus raciocínios, nas minhas necessidades é um nível abaixo de orar em línguas, de orar tomado pelo Espírito, de orar cheio, de orar inflamado.

Quando oro no meu entendimento só tenho o meu entendimento para me basear. Só tenho a minha mente e as minhas vivências para orar. Só enxergo as minhas necessidades. Mas quando oro no Espírito eu entro na Eternidade, na mente de Cristo e me conecto a um grande Evangelho, onde Deus visa o bem comum a toda a Igreja, onde eu sou parte disso, uma pequena parte disso, uma parte minuscula disso, mas ainda sou parte desse cosmo, desse universo.

Quando oro no Espírito, falando em línguas ou não, mas cheio do Espírito, inflamado pelo Espírito, posso esperar revelações, visões e milagres, que é o ambiente comum do Espírito.

Quando oro no meu entendimento eu oro limitado, mas quando oro no Espírito não há limitações temporais, geográficas, de gênero, se homem ou mulher, de classe social, de vida financeira, de nível eclesiástico, de situação emocional, de tempo histórico, ou de qualquer limitação social, material ou de qualquer ordem.

Orar no Espírito é orar - em línguas ou não, pois as línguas não são para todos - mas orar no fogo do Espírito, inflamado pelo Espírito, cheio do Espírito, na fé do Espírito. Orem todo o tempo insuflados, soprados como um balão, pelo Espírito. Orem na direção do Espírito. Orem no Espírito.

É isso que Paulo fala. Orem sempre cheios do Espírito, tomados pelo Espírito, em línguias ou não, mas no Espírito. Quem tem línguas ore em línguas, quem não tem ore no Espírito.

O grande fracasso da Igreja é saber que precisa orar, mas não ora. Orar no raciocínio, na nossa mente é – como já disse – limitado. Muitas são as vezes que não conseguimos o que queremos porque estamos orando em nós e não no Espírito. Orar em nós é o mesmo que orar na carne. Eu posso orar de forma limitada e de forma ilimitada. Eu posso orar na minha mente ou posso orar no Espírito. Eu posso orar enxergando só as minhas necessidades ou posso orar conectado a algo maior e enxergar a necessidade de muitos. Eu posso orar no meu mundinho ou ligado a um Universo.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 11/09/2017
Reeditado em 12/09/2017
Código do texto: T6110819
Classificação de conteúdo: seguro