O amor maior

Padre Geovane Saraiva*

A humanidade é chamada a contemplar, agradecida, a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, na certeza da glória e da salvação no mistério do Filho de Deus exaltado da terra. É Jesus mesmo que nos promete e nos assegura a felicidade, não apenas num futuro longe e distante, lá no céu, na eternidade vindoura, mas já aqui na terra. A decisão é nossa e consiste em abraçar o apaixonante projeto do nosso bom Deus, que nos assegura: “Quando eu for exaltado da terra, atrairei todos a mim” (Cf. Jo 12, 32).

Resultado de imagem para exaltação da santa cruzQue Deus nos dê a graça de mais e melhor compreendermos o Seu insondável mistério, do qual somos chamados a participar, colocando-nos de um modo solidário diante de tão grande favor, associados, evidentemente, a Maria, mãe solícita, disponível e servidora. Que o Cristo exaltado da cruz seja memória clara, e que não paire dúvida sobre a redenção do gênero humano, sensibilizando-nos a proclamar bem alto e até mesmo gritar o Evangelho de Jesus com a própria vida, na assertiva do bem-aventurado Charles de Foucauld: “Tão logo que acreditei existir um Deus, compreendi que só podia fazer uma única coisa: viver só para Ele”.

O mistério da cruz de Cristo é enorme e ensina-nos que a salvação é definitiva, que temos que nos afastar do relativo e abraçar o absoluto. Também nos ensina que temos que nos convencer sempre mais de que o sonho de Deus, que é paz, justiça, concórdia e solidariedade, é tarefa de todos. Que a vida cristã consiste em viver bem neste mundo, na lógica do projeto de Deus, que quer dizer que devemos andar na direção do Reino, inaugurado por Jesus de Nazaré, em sua entrega e exaltação.

Que a cruz de Cristo seja contemplada como sinal do amor maior, imprimindo na mente e no coração das pessoas o olhar solidário de Jesus, tendo presentes os pontos da mãe Terra, onde residem criaturas humanas em situação infra-humana ou em estado de rejeição ou abandono. Amém!

*Pároco de Santo Afonso e vice-presidente da Previdência Sacerdotal, integra a Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza - geovanesaraiva@gmail.com

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 11/09/2017
Código do texto: T6111257
Classificação de conteúdo: seguro